Topo

Universa


Universa

Vai reformar? Veja os tipos de pias ou cubas para equipar seu banheiro

Getty Images
Ao escolher uma cuba de embutir, você ganha espaço na bancada do banheiro Imagem: Getty Images

Karine Serezuella

Do UOL, em São Paulo

2014-10-09T07:06:00

09/10/2014 07h06

As cubas e pias para equipar o banheiro ou o lavabo podem variar conforme o modelo (de embutir, de apoio ou de semiencaixe, por exemplo) e o material empregado. Diante de tantos produtos disponíveis no mercado, a escolha da peça ideal pode se tornar uma tarefa difícil. Para ajudar você na decisão pelo lavatório mais adequado, o UOL Casa e Decoração montou um guia com as características e vantagens de cada tipo de cuba e pia. Veja quais fatores devem ser levados em consideração na hora da compra.

$escape.getH()uolbr_geraModulos('embed-lista','/2014/os-principais-tipos-de-pia-1412709681005.vm')

Os materiais da “moda”

- O Silestone é uma pedra artificial, que contém em sua composição o quartzo. O material tem alta durabilidade e bom desempenho em superfícies molhadas. Por ser industrializado, permite várias possibilidades de cores.

- O Corian é um material acrílico-mineral sem emendas, não poroso, fácil de limpar e disponível em diversos tons. No entanto, a superfície não deve ser submetida a altas temperaturas e precisa de cuidados para se evitar riscos. Outra desvantagem do produto é seu custo elevado.

- O mármore, seja nacional ou importado, nunca sai de moda, tendo sempre seu espaço no mercado. A pedra é porosa, porém pode ser tratada, por exemplo, com produtos à base de silicone que a tornam impermeável.

- Outros materiais como o Limestone (pedra calcária) e o Marmoglass (produzido com pó de mármores e vidro) também são encontrados em diferentes matizes, mas são mais caros que as tradicionais cerâmicas, mármores e granitos.

$escape.getH()uolbr_geraModulos('embed-lista','/2014/dicas-ao-escolher-a-pia-1412711056139.vm')

Fontes: Cristiane Bergesch, arquiteta e Luciana Latorre, designer de interiores

Mais Universa