Topo

Universa


Universa

Amolar, limpar e guardar: aprenda a cuidar das ferramentas de jardinagem

Getty Images
Cuide das ferramentas e pratique a jardinagem com mais conforto e eficiência Imagem: Getty Images

Simone Sayegh

Do UOL, em São Paulo

2014-09-30T07:04:00

30/09/2014 07h04

Além do conhecimento específico sobre cada planta, cuidar de um jardim e mantê-lo bonito também exige o uso de ferramentas apropriadas. Existem algumas indispensáveis para quem quer começar a “mexer” na terra como as pás (estreita e larga), a tesoura de poda, o escardilho ou garfo pequeno, o regador e o borrifador.

E se o tamanho de seu jardim exigir, pode ser necessário adquirir enxada, garfo e pá - todas de cabo longo -, além de um cortador de grama, um carrinho de mão, mangueira e aspersor.

Essas e outras ferramentas ajudam na manutenção de seu jardim, mas, para isso, você deve cuidar muito bem delas. As regras para ter equipamentos sempre funcionais são simples: os utensílios devem ser bem limpos após o uso e armazenados em local seco e ao abrigo do calor intenso. O hábito de eliminar a terra depois de terminado o serviço evita que a água presente no substrato enferruje os metais e/ou transporte doenças a outras plantas.

As ferramentas que apresentam corte devem ser limpas com pano seco e lubrificadas com óleo próprio para máquina de costura ou lubrificante específico. Para que o fio não se perca, amole com o auxílio de uma pedra de amolar ou, no caso de instrumentos mais complexos, como cortadores de grama, procure postos específicos (indicados nos manuais do equipamento ou nos sites das fabricantes) que fazem esse tipo de manutenção. Os utensílios sem corte podem ser apenas lavados com água e secos ao sol para evitar o mofo.

Com relação às mangueiras, procure as mais resistentes, feitas de PVC e poliéster trançado, que fornecem maior durabilidade e maior resistência à pressão. Nunca deixe sua mangueira sob o sol, com o tempo, o material resseca e pode rachar: o ideal é armazená-las à sombra, enroladas em suportes específicos. Por fim, para evitar o entupimento de aspersores é importante utilizar um filtro na saída de água e, em regadores, é recomendado utilizar água sem resíduos sólidos em suspensão.

$escape.getH()uolbr_geraModulos('embed-lista','/2014/ferramentas-para-jardinagem-1412016213900.vm')

Mais Universa