Topo

Potinhos: veja como cuidar, usar e quando descartar esses itens de cozinha

Coloque em potes de vidro os alimentos preparados como as sobras das refeições - Getty Images
Coloque em potes de vidro os alimentos preparados como as sobras das refeições Imagem: Getty Images

Karine Serezuella

Do UOL, em São Paulo

26/09/2014 07h05

Fabricados em tamanhos e materiais variados (plástico, vidro, aço inox, cerâmica...), os potes são essenciais em qualquer cozinha. Eles são usados para armazenar mantimentos secos como farinha de trigo, arroz ou açúcar, mas também servem para acondicionar na geladeira, por exemplo, as sobras das refeições e os vegetais higienizados.

Mas você sabe o que pode e o que não pode guardar em cada tipo de pote? E como limpá-los corretamente? Para sanar essas e outras dúvidas, o UOL Casa e Decoração conversou com especialistas e lhe dá dicas de como fazer um bom uso desses utensílios indispensáveis.

Em que pote guardar?

Os potes de plástico são bastante utilizados para armazenar alimentos secos como bolachas, farinhas, grãos, pó de café e açúcar. Mas esses mantimentos também podem ser conservados em recipientes de vidro, aço inox, cerâmica e acrílico. Qualquer que seja o tipo de vasilha, sempre escolha produtos que contenham tampas de boa qualidade para uma vedação eficiente.

Nos casos da armazenagem de alimentos preparados ou pré-prontos, o tipo mais indicado é o de vidro. Produzidos basicamente com sílica, eles são menos reativos a outras moléculas, além de serem menos suscetíveis à proliferação de micro-organismos ou à impregnação de cheiros e/ou gostos.

Evite potes de plástico, sobretudo quando for guardar alimentos líquidos ou pastosos, como molhos. O recipiente pode ficar manchado e apresentar odor após o uso, porque o plástico, por ser poroso, tende a absorver o líquido. Também não é recomendável que os potes de aço inox sejam usados para conservar comidas ácidas e/ou com muito sal, pois são suscetíveis às manchas e há o risco do utensílio alterar o sabor do alimento.

Fontes: Anvisa; Ana Afonso, consultora de organização residencial e empresarial; Carlos Alberto Rodrigues Anjos, professor da área de embalagens da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Welington Luiz de Araújo, professor e pesquisador do Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade de São Paulo (USP).