Topo

Xampu sem sulfato é ideal para cabelos sensíveis e com química

Isabela Leal

Do UOL, em São Paulo

24/06/2014 07h05

Quando o sal deixou a fórmula de muitos xampus --"acusado" de agredir os fios--, a indústria cosmética fez com que as versões livres desse ingrediente ganhassem as prateleiras de forma rápida. Agora é a vez do sulfato sair de cena e, da mesma maneira, as fórmulas sem o ativo já conquistam adeptas. O motivo é convincente, como explica a engenheira química Camila Cerdeira, de São Paulo: “O xampu sem sulfato limpa com suavidade, agride menos a camada ácida natural dos cabelos e preserva a cor dos fios por mais tempo, seja ela natural ou artificial”.

Tudo isso porque o sulfato é um detergente potente que promove uma limpeza que pode ressecar demais os fios. “É um ativo eficaz para desengordurar os cabelos, mas é justamente a intensidade dessa propriedade que pode promover uma higienização além do necessário, colaborando para o ressecamento e a perda das propriedades naturais do fio, como elasticidade, resistência e brilho”, afirma a engenheira química Sonia Corazza, de São Paulo, consultora da área de cosméticos.

Benefícios para fios coloridos
“Um dos benefícios dos xampus sem sulfato é tornar a coloração duradoura, principalmente os tons vermelhos que desbotam mais”, diz Camila. Por isso, o poder de limpeza dos xampus com sulfato deve ser evitado em cabelos com química, já que faz com que desbotem rápido. Isso acontece porque quando os fios ficam ressecados, tendem a perder a cor com mais facilidade do que quando estão hidratados. 

Além dos fios tingidos, os cabelos mais sensíveis --com tendência à quebra, cacheados, finos e que contenham outros tipos de química-- também são beneficiados pelas fórmulas livres de sulfato. Sonia explica que a composição com detergentes mais suaves respeita a fisiologia dos fios delicados. “Essas versões limpam sem agredir ou exagerar na remoção dos compostos protetores. Pode-se dizer que fazem uma higiene seletiva, pois eliminam as impurezas sem modificar as propriedades naturais do couro cabeludo e da haste do fio”.

Detergentes menos agressivos
Camila destaca que todo xampu contém detergentes. A especialista conta que a ação desses ativos é o que confere ao xampu sua função principal: a de lavagem. “Não existe ainda outra opção para promover a limpeza dos cabelos. A indústria vem trabalhando efetivamente nos últimos anos no sentido de suavizar as formulações e agredir menos”. “Na maioria dos cabelos não sensibilizados o sulfato não causa danos graves”, acrescenta.

O tricologista Adriano Almeida, diretor da Sociedade Brasileira do Cabelo, endossa a informação. “Nos cabelos normais ou oleosos, e também sem tintura ou química, os xampus com sulfato podem ser usados”. O especialista diz que o sulfato das formulações representa perigo quando utilizado em cabelos excessivamente ressecados e com química – nesses casos, pode resultar em fios ainda mais fragilizados. “Alternar versões com e sem sulfato e que contenham, além disso, ação hidratante, previne a quebra dos fios”, indica o dermatologista.