Topo

Make hidratante mantém a pele saudável no frio; veja opções de produtos

Marina Oliveira e Thaís Macena

Do UOL, em São Paulo

29/04/2014 13h06

Nesta época do ano, a rotina de cuidados com o rosto pede uma atenção extra com a hidratação, já que o vento e as baixas temperaturas ressecam a pele. Investir em itens de maquiagem que tenham ação hidratante é, portanto, uma ótima pedida. “Esse tipo de maquiagem pode ser usada em qualquer período do ano, porém, no clima frio, é bastante indicada, em especial para as pessoas com pele seca e que sofrem com descamações”, explica a dermatologista Angélica Pimenta, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

O que não quer dizer que as mulheres de pele mista e oleosa também não possam tirar proveito desses cosméticos, já que a hidratação é imprescindível. “Para as mulheres com esse tipo de pele, o cuidado é escolher cosméticos com hidratante 'oil free'”, diz a dermatologista Carla Vidal, de São Paulo.

A maquiagem hidratante também pode ser uma aliada das mulheres que estão na menopausa. Após passar por procedimentos estéticos como laser e peeling, também é recomendado investir em produtos hidratantes. “Também costumo indicar esse tipo de maquiagem para mulheres com doenças renais, que já apresentam uma predisposição ao ressecamento da pele, assim como as de idade avançada”, explica a dermatologista Flávia Ravelli, da clínica Tez Dermatologia, em São Paulo.

“Além disso, é preciso considerar que uma pele hidratada é um importante pré-requisito para alcançar um bom acabamento na maquiagem”, afirma a maquiadora Vanessa Rozan, do Liceu de Maquiagem, em São Paulo.

Cuidado extra
Por outro lado, como há uma baixa concentração de princípios ativos hidratantes nesses cosméticos, eles devem ser vistos como um complemento à rotina diária de cuidados com o rosto. Em outras palavras, não substituem o hidratante facial comum. “A maquiagem oferece uma hidratação extra, cuidado que é muito bem-vindo, especialmente no frio”, afirma Carla. Esses cosméticos também precisam ser removidos ao fim do dia, como qualquer outra maquiagem.

Os itens hidratantes mais eficazes, de acordo com as dermatologistas, são bases, batons e o BB creams. Para atestar a ação hidratante, os produtos devem ter no rótulo princípios ativos como ácido hialurônico, vitamina E, vitamina A, ácido ascórbico, pantenol e ceramidas.

A maquiagem hidratante deve ser aplicada exatamente da mesma forma que as demais. O único cuidado é garantir uma cobertura uniforme da pele. “Se abrir mão do hidratante e do filtro solar para utilizar uma base ou um BB Cream com essas funções, é preciso aplicar a maquiagem em toda a pele do rosto. Não vale usar só em alguns pontos”, ensina a maquiadora Cacá Habeyche, do salão Marcos Proença Cabeleireiros, em São Paulo.

Para quem tem problema com a quebra ou a queda dos cílios, os rímeis hidratantes também são indicados. “Os pelos da sobrancelha poderão se tornar mais resistentes com a aplicação regular do cosmético”, finaliza Angélica Pimenta.