Universa

Cabelo pode deixar sua aparência dez anos mais jovem - ou mais velha

Getty Images
A atriz Jennifer Lawrence, de 22 anos, em dois momentos que parecem separados por décadas Imagem: Getty Images

Carol Salles

Do UOL, em São Paulo

24/05/2013 12h38

Cabelo é algo tão poderoso na nossa imagem que suas características e as escolhas que fazemos a seu respeito têm o poder de deixar nossa aparência bem mais velha ou jovem do que realmente somos. O impacto na imagem é tanto que um bom corte ou penteado podem ter o efeito de uma plástica.

Os especialistas são unânimes em concordar sobre o poder do cabelo na imagem de alguém, mas são também unânimes em afirmar que é preciso ter cautela ao apontar aquilo que  rejuvenesce ou envelhece num corte ou penteado. Isso porque muitos fatores entram em jogo na composição de uma imagem: o formato do rosto, a cor dos fios, a maquiagem, o estilo pessoal. Mas há um consenso: aquilo que dá dinamismo e movimento ao visual faz parecer mais jovem, e o que pesa ou “fecha” envelhece. De maneira geral, pode-se dizer que repartido no centro, rabos baixos e cortes retos têm o poder de adicionar anos ao RG. “Por outro lado, o penteado estilo Brigitte Bardot (com um leve topete no topo da cabeça), repartidos laterais e cabelo em camadas e desfiado passam um ar mais jovem”, diz o cabeleireiro Isac Muniz, do C. Kamura, em São Paulo (SP).

Dica final: antes de achar que só o que rejuvenesce vale a pena, lembre-se que em determinadas ocasiões, como em entrevistas de emprego formais, um visual mais sério é desejável. E penteados ou cortes muito juvenis em mulheres mais maduras só reforçam a idade. Confira a galeria e comente: você concorda com a opinião dos especialistas?

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário da Universa. É grátis!

Mais Universa

Topo