Topo

Saiba reconhecer os sinais de que é hora da criança deixar as fraldas

Ver os pais ou os irmãos mais velhos usando o banheiro ajuda a criança no aprendizado - Thinkstock
Ver os pais ou os irmãos mais velhos usando o banheiro ajuda a criança no aprendizado Imagem: Thinkstock

Ivonete Lucirio

Do UOL, em São Paulo

15/11/2012 07h10

Cada criança tem um ritmo de desenvolvimento, mas algumas fases são comuns para a maioria. Parar de usar fraldas é uma dessas etapas. "Nas meninas, acontece por volta dos 24 meses e nos meninos, entre os 24 e os 30 meses”, afirma a pediatra Vera Koch, da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo).

A retirada da fralda noturna demora um pouco mais: deve acontecer entre os três e os quatro anos de idade. O importante é deixar que a criança comande todo o processo e não seja pressionada a usar o banheiro. "É uma violência impor o momento de tirar a fralda, como muitas escolas fazem. Não é o adulto quem deve decidir", afirma Vera.

Xixi na cama

Thinkstock
Mesmo depois da retirada da fralda noturna, são comuns escapadas de xixi até os cinco anos.

O acontecimento é considerado normal pelos médicos e contornável de forma simples na maioria dos casos.

"Antes dessa idade, o controle miccional da criança ainda não é completo. Ele está amadurecendo", afirma a nefrologista pediátrica Maria Cristina Andrade, uma das autoras do livro "Nefrologia para Pediatras" (Editora Atheneu).

Mesmo antes dos 24 meses, a criança já pode ser preparada, aos poucos, para encarar o processo com naturalidade. "É interessante que ela veja o pai, a mãe e os irmãos mais velhos usando o banheiro. E os pais podem comentar que um dia ela também fará daquela maneira", diz Vera.

Outra estratégia é acostumar a criança ao vocabulário que envolve o ato de ir ao banheiro. "Mostre o que é o vaso sanitário e o papel higiênico e explique para que servem", diz a terapeuta ocupacional Ariela Goldstein, especializada em atendimento infantil. E, para que a criança não se confunda, use sempre as mesmas palavras para se referir aos itens do banheiro.

O primeiro sinal que a criança dá de que está na hora de tirar a fralda é começar a avisar que urinou ou evacuou. Depois, ela passa a pedir para tirar a fralda e ficar sem ela. Os pais devem ficar bastante atentos a essas atitudes do filho, e é fundamental que a criança esteja no controle da situação. Se o menino preferir fazer xixi sentado, por exemplo, não o reprima.

Nem todos os pediatras concordam que os pais devem adotar algum método para ajudar a criança a parar de usar fraldas. "O melhor é deixar tudo acontecer naturalmente", afirma Vera Koch. Mas existem alguns passos que podem ser seguidos nessa fase. Acompanhe:

Fralda diurna

O primeiro indício de que é o momento para retirar as fraldas é quando a criança começa a se mostrar incomodada com seu uso.

- Primeira semana
Passe a anotar os horários em que seu filho, geralmente, urina e evacua. Converse sobre usar o banheiro e veja como ele se sente. Compre um penico ou um adaptador para o assento do vaso sanitário e, se tiver a oportunidade, permita que a criança passe momentos sem fralda.

- Segunda e terceira semanas
"Deixe a criança sem fralda em casa e, nos horários anotados, sugira que ela vá ao banheiro", diz a pediatra Alessandra Cavalcante, do Hospital e Maternidade São Luiz, em São Paulo. É importante que seu filho se sinta confortável. Por isso, veja se ele se sente melhor utilizando o penico ou o vaso com adaptador. É importante, também, que a criança esteja com os pés apoiados no chão, com os joelhos formando um ângulo de 90 graus. Estar na posição errada pode dificultar a saída do xixi ou do coco.

- Quarta semana
É a hora de sair de casa sem fralda. De tempos em tempos, pergunte à criança se ela quer ir ao banheiro, mas não insista se ela disser que não. Leve trocas a mais de roupa, porque acidentes certamente acontecerão nessa fase. "Se a criança se sujar, troque-a rapidamente. Converse com ela, mas não dê muita importância ao fato", diz Alessandra.

Fralda noturna

O primeiro sinal de que já está na hora de retirar a fralda noturna é quando a criança começa a acordar com ela seca.

- Primeira semana
Converse com a criança dizendo que, em breve, ela começará a dormir sem fralda, assim como já passa o dia. E lembre-se de comprar um forro impermeável para o colchão.

- Segunda e terceira semanas
Quando faltar duas horas para a criança ir dormir, evite dar muito líquido para ela. Deixe-a sem fralda e a acorde no meio da noite para levá-la ao banheiro.

Quarta semana
Deixe que seu filho se levante sozinho para ir ao banheiro. Parabenize a criança pela manhã quando o exercício estiver dando certo. É bastante comum que a criança acorde um dos pais para ser acompanhada na ida ao banheiro. O importante é que ela desperte sozinha. Durante esse treinamento, conte com eventuais escapadas de xixi no meio da noite. Elas são normais.