Universa

O inverno é uma ótima estação para o plantio de hortaliças; aprenda como cultivá-las em casa

Getty Images
Uma vantagem do cultivo no inverno é a escassez de chuvas fortes que podem danificar as hortaliças Imagem: Getty Images

Karine Serezuella

Do UOL, em São Paulo

08/08/2012 07h15

Com temperaturas mais amenas e chuvas escassas, o inverno é um ótimo período para fazer sua horta caseira. A alface, a rúcula, o repolho e outras hortaliças precisam de sol diário e simples cuidados de irrigação e adubação para crescerem saudáveis. Então, antes que a estação termine, dê início ao cultivo no jardim, em jardineiras e até em vasos menores.

As hortaliças são plantas comestíveis, folhosas ou herbáceas. Assim, espinafre, agrião, rabanete e couve manteiga, entre outros, fazem parte desse grupo vegetal e alimentar. O pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Luis Felipe Villani Purquerio, explica que estas espécies mantêm baixa estatura e precisam de sol direto e diário para se desenvolverem. “Por serem de origem mediterrânea, o período entre o outono e inverno é o mais indicado para plantio”, afirma.

Para a agrônoma Verena Weiss, as vantagens do cultivo no inverno são a escassez de chuvas fortes que podem danificar as plantas e a diminuição das pragas nesta época do ano. “O importante é que o lugar da horta seja bem ensolarado”, ressalta.

Mas se você mora em regiões do país onde o inverno é mais rigoroso, podendo ocorrer geadas, uma alternativa é fazer as hortas em estufas de plástico ou vidro, que protegem as hortaliças das temperaturas muito baixas e do contato com o gelo.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está fechada

Não é possivel enviar comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário da Universa. É grátis!

Mais Universa

Topo