Universa

Laranjeira precisa de pleno sol para dar frutos: veja como cultivá-la

Getty Images
A laranjeira frutifica praticamente ao longo do ano todo, porém mais intensamente de abril a setembro Imagem: Getty Images

Ledy Valporto Leal

Do UOL, em São Paulo

13/07/2012 07h25

Árvore tão simples e até comum, a laranjeira tem uma beleza imensa em suas folhas e flores brancas e, principalmente, em seus frutos. A árvore frutifica praticamente ao longo do ano todo, porém mais intensamente de abril a setembro.

Os frutos - as laranjas - são consumidos in natura, em sucos ou em preparações culinárias, como em bolos, caldas, geleias, chás, compotas, licores, sorvetes e uma infinidade de outras sobremesas. Sua polpa é saborosa também em pratos salgados, como em molhos para aves, peixes e carnes vermelhas.

Os óleos essenciais de laranja, extraídos principalmente da casca, tem ampla utilização na indústria de perfumes, cosméticos, produtos de limpeza e aromaterapia, com propriedades calmantes a antidepressivas. As propriedades medicinais das laranjas são de eficácia reconhecida - além de antiespasmódica, sedativa e digestiva, a laranja ganhou fama pela enorme quantidade de vitamina C que contém.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está fechada

Não é possivel enviar comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário da Universa. É grátis!

Mais Universa

Topo