Topo

Joalheiros ensinam a escolher aliança de noivado ideal para diferentes perfis de mulher

Jéssica Kibrit

Do UOL, em São Paulo

06/07/2012 07h15

O momento do pedido de casamento é um dos mais esperados pela maioria das mulheres. Sabendo da expectativa feminina, muitos noivos querem tornar a proposta inesquecível, levando em consideração não só a forma de pedir, assim como a joia que vai selar o elo. “A aliança deve representar o compromisso do casal para um futuro a dois. A peça significa, também, continuidade e constância, um círculo perfeito e sem final”, diz Luciana Marsicano, diretora-geral da Tiffany & Co. no Brasil.

“Não é por acaso que a aliança tem tamanho significado. A peça representa a união do casal. Por isso, deve se levar sempre em conta a qualidade do material: a princípio, a aliança deve ser usada pelo resto da vida”, explica Christian Hallot, embaixador da joalheria H.Stern. Promover um momento especial também garante o sucesso do pedido. “Seja romântico na hora de pedir a mulher em casamento e pense em algo criativo quando der a aliança. Afinal, toda mulher gosta de ser surpreendida”, diz Elisabete Gaspar, dona da joalheria homônima.

Como escolher?
Depois de idealizado o pedido, chega a hora de escolher o modelo perfeito. Muitas vezes, para os homens, esse é o momento mais difícil. No entanto, alguns truques podem facilitar (e muito) a vida deles. Para começar, é preciso definir o tipo de anel que deseja, pode ser o par de aliança de casamento, que é usado na mão direita pelo casal, ou um anel de noivado, mais elaborado, para a mulher. Segundo Breno Lara, diretor da Poésie Joias, os anéis de noivado são mais robustos e possuem um pedra preciosa em destaque e tanto a aliança de casamento quanto o anel de noivado podem simbolizar a união. No entanto, para os futuros noivos que querem ser ainda mais certeiros na escolha, Lara tem uma carta na manga.

Qual é o perfil da futura noiva?

Romântica
A mulher romântica quer uma peça que simbolize o momento importante do casal. “O noivo deve escolher um anel que simbolize a eternidade. Aconselho um com um diamante, porque ele representa um pequeno brilho no romance diário do casal”, diz Christian Hallot. Foto: Tiffany
Básica
“Prefira anéis de noivado com visual limpo. Nesse caso, menos é mais. Não se preocupe com riqueza de detalhes, que contrastem com a personalidade da noiva. Para elas, o clássico anel solitário, com uma pedra preciosa no centro, cai como uma luva”, diz Breno Lara. Foto: Poésie
Sofisticada
Elas buscam peças exclusivas. “Essas noivas querem alianças que tenham diferencial e preferem peças inovadoras. Uma dica é optar por uma joia que tenha design diferente”, diz Hallot. Foto: H.Stern
Tradicional
As noivas tradicionais buscam referencias familiares. Para Elisabete Gaspar, uma aliança de ouro amarelo e grossa agrada esse tipo de mulher. Para elas, outra boa opção é uma joia da família dos noivos. Foto: Tiffany


“Se você está inseguro quanto ao gosto de sua noiva, familiares ou amigas podem sempre ajudar, pois são pessoas que, provavelmente, conhecem as preferências dela. Além disso, você pode contar com a discrição e confidencialidade necessárias para a sua surpresa”, afirma.

O produtor de eventos Renan Zebiani aproveitou um passeio no shopping com sua noiva, na época ainda namorada, para conseguir algumas dicas. “Passamos em frente de diversas joalherias e, como quem não quer nada, disfarçava para saber qual era a joia preferida dela. Depois, voltei sozinho, comprei sem ela saber e fiz uma surpresa. Foi legal, porque ela não suspeitou”, lembra.

É importante, também, que o noivo tenha em mente que aquela peça acompanhará o casal para sempre. Então, é bom escolher modelos mais clássicos, assim a noiva não cansará do modelo com o passar dos anos.

“A escolha deve ser feita sempre de olho no futuro, pois a peça acompanhará o casal em toda a trajetória e representa uma das compras mais importantes que faremos em nossas vidas”, acrescenta Luciana Marsicano, da Tiffany.

Acerte no tamanho
Além do modelo, o tamanho certo também costuma fazer parte das preocupações masculinas. Muitas vezes, a mãe da noiva pode ser uma aliada, já que ela conhece o tamanho do dedo da filha. No entanto, é mais recomendável pegar um anel que a parceira já use para usar de modelo e não correr o risco de errar.

Para comprar o anel de noivado para dar para a namorada, Rafael Di Donato, empresário, usou essa técnica. “Fomos várias vezes ao shopping e ela me dava dicas do modelo ideal sem suspeitar. Depois, foi só ficar atento aos olhos dela e esperar aquele brilho. Aí, peguei, sem ela saber, um anel dela e levei para fazer as medidas”, conta Di Donato.

Christian Hallot, da H. Stern, dá outra dica. “A melhor maneira é pegar, discretamente, um anel dela e ver como ele fica no seu dedo mindinho. Ou, então, pegue algum anel que ela não esteja usando e leve como modelo. Só preste atenção para pegar a peça que ela usa no dedo anelar.”