Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Por que o cabelo cai tanto depois da gravidez? Aprenda a amenizar a queda

iStock
Imagem: iStock

De VivaBem, em São Paulo

24/05/2023 04h00

Durante os nove meses em que carregou seu bebê na barriga, é provável que você tenha percebido como seus cabelos ficaram bonitos, fortes, saudáveis. Os hormônios femininos, estrógeno e progesterona, se mantêm em franca atividade no organismo nessa fase.

Mas, depois que a criança nasce, a queda do cabelo vem forte e dura, em geral, do 60 dias do nascimento até seis meses depois.

A média é cair cerca de 30% dos fios.

"Na gestação, os hormônios masculinos praticamente desaparecem. Sobram os femininos, que são bons para os cabelos. No pós-parto, as taxas voltam à normalidade, e os fios que não caíram no período despencam todos ao mesmo tempo", explica Valcenir Bedin, dermatologista, tricologista e nutrólogo do Centro Integrado de Prevenção do Envelhecimento e da Sociedade Brasileira do Cabelo.

O estado nutricional da paciente conta muito. Dependendo de como esteja, a perda varia entre 10% a 50%.

Adriano Almeida, dermatologista e tricologista do Instituto de Dermatologia e Estética e professor da Fundação Pele Saudável, recomenda que, durante e depois da gestação, a mulher mantenha uma alimentação o mais saudável possível.

A lista inclui itens ricos em ferro, zinco, cobre e vitamina B6, como frutas secas, banana, legumes, vegetais verde-escuros, grãos integrais, peixes -especialmente frutos do mar-, fígado, gema de ovo e leite.

"O cabelo é pura proteína, portanto, precisa de aminoácidos, vitaminas e sais minerais para se formar", diz Bedin.

A boa notícia é que, caso não haja outro problema envolvido, seu organismo irá repor todos os fios que caíram.

"Algumas gestantes desenvolvem, durante o período, distúrbios da tireoide ou diabetes. Nestes casos, o restabelecimento da massa capilar é mais demorado ou incompleto", explica Almeida.

Cosméticos ajudam?

"Eles melhoram a saúde do fio na haste [comprimento], mas não têm influência na prevenção da queda e tampouco colaboram para o fortalecimento. Mas hidratam, restauram e deixam o cabelo mais macio, elástico e bonito", afirma Ademir Jr., tricologista e diretor da Internacional Association of Trichologists.

Como cuidar?

Mantenha bons hábitos alimentares. A alimentação correta, com o suporte adequado de nutrientes, é fundamental para evitar e conter a queda do cabelo após o parto. Caso seja necessário, procure um médico ou nutricionista para fazer a reposição de vitaminas e minerais. Beber água é fundamental. A ingestão de líquidos é importante para todos os tecidos, inclusive o capilar;

Mantenha a boa higiene das madeixas e do couro cabeludo. Use sempre produtos de qualidade. Aplique xampus, condicionadores e cremes adequados ao seu tipo de cabelo —seco, oleoso, fino, com química.

Evite processos como tinturas e alisamentos. Pelo menos durante essa fase, não submeta os fios a descolorações profundas com amônia ou processos que alteram a estrutura do fio. Não utilize secador muito quente e evite o uso de chapinha. Para mantê-los bonitos, faça hidratações frequentes. Uma vez por semana, no salão ou em casa;

Cuide do seu corpo e mente. Tente se manter no seu peso ideal, pois o sobrepeso contribui para a ocorrência de alterações hormonais, que afetam o cabelo, e controle o estresse. Se preciso, procure ajuda terapêutica para ter equilíbrio (que faz bem à mãe, ao bebê e os cabelos).