Topo

Tratamento aposta na "força da Lua" e em corte de fios para crescimento dos cabelos

Limpeza de couro cabeludo e nutrição dos fios: etapas de tratamento em primeiro dia da lua cheia - Midori De Lucca/Divulgação
Limpeza de couro cabeludo e nutrição dos fios: etapas de tratamento em primeiro dia da lua cheia Imagem: Midori De Lucca/Divulgação

Alessandra Moura

Do UOL, em São Paulo

09/06/2012 08h00

Agendar o corte do s fios com base nas fases da lua é um costume antigo que se mantém ainda nos dias de hoje. E já há até salão que aproveite a efeméride para oferecer serviços que aliam tratamentos específicos com o estado lunar.

Mas por que sentimos diferença ao tratar os cabelos nestes dias? "A lua cheia estimula a drenagem de toda a Terra: faz mudar as marés e também mexe com a circulação de nosso organismo. Isso aumenta o fluxo de sangue e a captação nutritiva. Absorvendo mais os nutrientes, o cabelo cresce mais forte e saudável”, acredita Cris Dios, cosmetóloga e tricologista do Laces and Hair, em São Paulo.

A especialista até assume que não há pesquisas científicas que comprovem que a lua de fato auxilia no crescimento do cabelo. “Mas, por via das dúvidas, sabemos que fazer um corte frequente já faz o cabelo crescer”, diz ela. Ou seja, se basear na lua para criar um “calendário de corte” pode ser um método eficaz para tratar as madeixas.

Dois centímetros a mais
A cada três meses, Cris realiza em seu salão o “Encantos da Lua Cheia”, evento que costuma reunir celebridades, blogueiras e madames – na última edição, em 4 de junho, passaram por lá Adriane Galisteu, Mariana Weickert e Fabiana Scaranzi. O evento cai sempre no primeiro dia do estado mais iluminado da lua, “assim, os benefícios de força da cheia se unem aos de crescimento da lua crescente”, diz a tricologista.
Quem vai ao salão neste dia aposta em um combinado de três tratamentos que promete crescimento de até dois centímetros a mais que o comum. Primeiro, uma estimulação com laser frio, por 10 minutos, acelera a circulação e prepara o couro cabeludo para absorver nutrientes. Depois, os fios são aparados com a técnica “Bordado”, que retira apenas pontas duplas e repara fios desfiados, sem mexer no comprimento nem no volume.

O cabelo passa por hidratação com cremes nutrientes antes de encarar o último passo: uma limpeza profunda da raiz, com loção emoliente a base de ervas e cânfora. O tratamento dura cerca de uma hora e quinze minutos, custa R$ 400 e pode ser feito em qualquer dia, não apenas no evento. Mais informações: (11) 3758-6203 ou www.lacesandhair.com.br.