Topo

Marco Antonio de Biaggi ensina diversos estilos do rabo de cavalo, o penteado do verão

Lisos, texturizados ou com trancinhas: rabos de cavalo são opções sempre práticas para o verão - Rodrigo Reinelt/UOL
Lisos, texturizados ou com trancinhas: rabos de cavalo são opções sempre práticas para o verão Imagem: Rodrigo Reinelt/UOL

ISABELA LEAL

Colaboração para o UOL

19/12/2011 14h23

Básico, fashion, teen, descolado. Não importa o estilo, o rabo de cavalo é um clássico que sempre cai bem – ainda mais no verão. “É o penteado absoluto da estação e está com tudo nos editoriais de revistas importadas. Isso sem falar nas passarelas, onde ele sempre brilha e rouba a cena – aparece em todas as temporadas de moda”, comenta o cabeleireiro Marco Antonio de Biaggi. “O lisão de lado, baixo, bem penteado, cobrindo a orelha, foi recordista em Milão, Paris e Nova York, nos últimos desfiles”, lembra.

Sobre a forma de pentear, também não tem muita regra, vale tudo: rabo de cavalo alto, baixo, lateral, com textura, ultralisos, fofo, esticadíssimo. “Aquele look polido, cobrindo as orelhas, fica perfeito para uma produção de noite, onde se quer chamar a atenção para a sofisticação, para a maquiagem ou para algum acessório. Já o texturizado, com babyliss e pomada, ou aquele cabelo do dia seguinte, que tem ondas menos marcadas, também permite um efeito muito bonito para um rabo de cavalo. Todas as variações têm o seu charme”, acredita o expert, que dá uma dica importante para quem quer fugir do liso: “Para produzir aquela textura de ondas, de cabelo que acabou de sair do mar, vale qualquer técnica, amassar com a toalha, secar com difusor, fazer escova cacheada e, claro, o babyliss com todas as variações, horizontal, vertical, mais largo ou mais fino. O segredo é usar as pomadas finalizadoras que mantêm o efeito produzido e facilitam a execução do penteado”, ensina.

Para Biaggi, outra vantagem dos rabos de cavalo, além de refrescar, é claro, é a sensualidade. “Deixar a nuca à mostra é muito feminino, uma arma poderosa de sedução. Tem tudo a ver com a brasileira e com esse calor intenso que faz aqui”, destaca Marco Antonio, que ensina com exclusividade ao UOL Estilo nove variações desse penteado que é tudo na estação mais quente do ano.