Topo

Deu branco: Aposte nas produções alvejantes da cabeça aos pés

CAROLINA VASONE

Editora de Moda, Beleza e Casamento do UOL

11/10/2011 06h00

Não é que seja uma grande novidade propor branco para o verão. No Brasil, então, onde a gente tem influência da moda das rendas alvas do Nordeste e das praias (nordestinas ou não) do litoral brasileiro, o calor pede uma cor que remeta ao frescor, e o branco é perfeito para causar esta sensação. Mesmo assim, quem se arriscasse numa produção tipo "branco total" até agora, corria o risco de ouvir piadas relacionadas a profissões como enfermeira, babá e até pai-de-santo. Para os admiradores desta cor na moda, se depender dos últimos desfiles internacionais, as gracinhas serão substituídas pelos elogios no próximo verão.

Nas passarelas das "fashion weeks" de Londres, Nova York, Milão e Paris, esta última responsável pelo encerramento da temporada para o Verão 2012, na útima quarta (5), a novidade é o look branco dos pés à cabeça, incluindo bolsa, sapato e até chapéu. Ralph Lauren, Calvin Klein, Givenchy e Louis Vuitton são apenas alguns exemplos que aderiram à moda "alvejante", que ilumina e favorece especialmente as peles morenas, caso da maior parte das brasileiras.

Além da combinação do sapato branco com a roupa também branca (os scarpins estão em alta, assim como as sandálias que mostram bastante os pés), outra diferença do look branco total desta temporada são as diferentes texturas numa mesma roupa, conseguidas a partir de uma mistura de tecidos e de técnicas, como seda com bordado de flores, e principalmente, transparências com tecidos opacos, muitas vezes de alfaitaria (de terno masculino).

Para quem se animou com a proposta, é bom preparar o sabão de coco e o tanque: roupa branca que se preze tem que estar impecável, sem nenhuma mancha ou sujeirinha.