Topo

Louis Vuitton exibe dezenas de novas bolsas em desfile com Kate Moss e carrossel gigante

Apresentação da Coleção 2012 da Louis Vuitton em Paris - Benoit Tessier/Reuters
Apresentação da Coleção 2012 da Louis Vuitton em Paris Imagem: Benoit Tessier/Reuters

CAROLINA VASONE

Enviada especial a Paris

05/10/2011 13h47

"Em comparação com a edição passada, desta vez as bolsas ocuparam, no desfile, menos o posto de protagonistas e mais de acessórios", disse a consultora e empresária de moda Costanza Pascolato, ao final do desfile da Louis Vuitton nesta quarta (5), último dia da semana de moda de Paris.

Coadjuvantes ou não na passarela, nas lojas e nos sonhos de consumo das mulheres brasileiras e estrangeiras são as bolsas do famoso monograma o principal sucesso da Vuitton. Desta vez, as roupas que Marc Jacobs criou realmente chamaram a atenção, com brilhos e bordados ingleses. O clima parecia de despedida e alguns arriscavam dizer que a coleção já estava com o espírito da Dior, grife que tem em Jacobs o mais forte candidato a assumir o cargo de diretor criativo, antes ocupado por Galliano. De qualquer maneira,  praticamente cada vestido ou conjunto de saia e blusa vinha acompanhado de uma bolsa, o que reforçava a importância do acessório para a reputação da "maison".

Um carrossel gigante branco serviu de cenário e acomodou todas as modelos, cada uma sentada em seu cavalinho, junto com as mais de trinta bolsas da coleção para o Verão 2012. Elas (as bolsas), apareceram em couro de crocodilo, matelassê, nylon e versões bicolores, em combinações de azul claro e branco,  marinho e branco, verde clarinho e bege. Para quem conhece as peças da Louis Vuitton, o modelo Speedy, de tamanho médio, para ser carregado na mão, foi reinterpretado nesta cartela de cores suaves. Outra conhecida da clientela da grife, a Lockit (com um cadeado no zíper) ganhou intepretação em nylon.

Depois dos tons pastel, que também foram vistos nas roupas, apareceram os tons metalizados, do prata em si ao rosa. Estes devem ser os "hits" da próxima temporada, então, prepare-se para ver muitas bolsas metalizadas por aí no ano que vem. Se as cópias forem mais rápidas do que a chegada dos modelos às lojas da Louis Vuitton, então, é capaz de o verão brasileiro estrear a moda antes do verão europeu começar.

Para representar o luxo máximo nos acessórios e o caráter particularmente artesanal desta coleção, Marc Jacobs encomendou uma bolsa de noite que demorou 300 horas para ser feita, com monograma criado a partir de um mosaico de 12500 partes.

No encerramento da apresentação, que teve Kate Moss na passarela e famosos como Uma Thurmann na primeira fila, o estilista combinou o próprio look com o cenário e apareceu inteiro de branco para agradecer a plateia.