Topo

Conheça as obras dos arquitetos convidados da Bienal de Veneza 2010

Instalação com Starbrick, módulos de luz que podem ser usados como luminária pendente, de piso ou de mesa, criados pelo dinamarquês estabelecido em Berlim Olafur Eliasson - Leonardo Finotti / UOL
Instalação com Starbrick, módulos de luz que podem ser usados como luminária pendente, de piso ou de mesa, criados pelo dinamarquês estabelecido em Berlim Olafur Eliasson Imagem: Leonardo Finotti / UOL

SIMONE CAPOZZI

Da Redação

21/09/2010 06h00

Uma das mais interessantes mostras que compõem a Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza é a exposição dos arquitetos convidados. Na edição de 2010, a 12ª do evento, foram convidados cerca de 50 escritórios de vários países com a proposta de pensar as relações entre as pessoas por intermédio da arquitetura.

A diretora desta edição da Bienal de Veneza, a ganhadora do Pritzker Kazuyo Sejima, quer que os participantes reflitam quais os caminhos da arquitetura em um mundo em rápida transformação, com novos valores e estilos de vida. A fácil comunicação, ainda que muitas vezes feita apenas de forma indireta, e a sensação de viver em um mundo globalizado, muda o comportamento, a cultura e a economia. "É como se vivessemos em uma sociedade pós-ideológica", diz. 

O mundo mudou - mas quanto?

Assim, ao propor o tema "Pessoas se encontram na arquitetura", o objetivo da diretora é, por meio da interpretação de arquitetos de diferentes partes do mundo - e da reação das pessoas às suas ideias -, encontrar pistas sobre o futuro da sociedade, checar os efeitos dessas mudanças e encontrar repostas que facilitem o entendimento entre indivíduos e sociedades.

As formas que os arquitetos, engenheiros e artistas encontraram para se expressar são variadas. Há filmes, instalações, projeção de luzes e até projetos arquitetônicos. Veja aqui alguns deles.

A 12ª Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza foi aberta dia 29 de agosto e prossegue até 21 de novembro. Além das exposições, há palestras, conferências, workshops, visitas guiadas e outros eventos. Mais informações sobre a programação em labiennale.org (em inglês ou italiano).