Topo

Aprenda a usar cachecol de diferentes maneiras neste inverno

26/07/2010 07h00

Homens usando cachecol começaram a ser mais notados aqui no Brasil há pelo menos duas estações. Muito usado na Europa, tanto no inverno, quanto no verão, o acessório pode conferir um ar elegante e tradicional ou mais moderno. Hora H desta semana dá dicas de como combinar esta peça e ensina as diferentes formas de enrolá-lo.

  • Ricardo Oliveros/UOL

    Uma das maneiras de amarrar o cachecol é com um nó simples

A palavra cachecol é de origem francesa: "cacher" significa esconder ou ocultar; e "col", colo ou pescoço. Segundo a história, ele surgiu em Roma no século I a.C. Nos dias mais quentes, os soldados romanos usavam, com o intuito de se refrescar, um pano molhado chamado "focale", que ficava amarrado ao pescoço.

Para os que ainda acham que cachecol é uma peça feminina, saibam que até o século 19 ele só foi usado por homens. Então, vale deixar o preconceito de lado e começar a usá-lo para variar um pouco seu guarda-roupa.
O cachecol é um acessório de inverno feito de tecidos mais encorpados como lã ou tricô, estreito e longo, com ou sem franjas nas pontas. As versões em tecidos mais leves, como algodão e seda, são conhecidos por echarpes e são boas opções para o verão ou para quando não estiver muito frio.

  • Divulgação

    Cachecóis diversos, lisos e listrados, na Rockstter (a partir de R$ 84)

Os homens mais formais podem optar por um cachecol liso, de cores sóbrias, com ou sem franjas. Para calcular o comprimento ideal da peça, para quem tem menos de 1,70m, coloque-o sobre o pescoço: as pontas têm de ficar um pouco para cima da cintura. Para os mais altos, estão liberados os modelos mais longos.

Existem várias formas de enrolar um cachecol, desde as mais simples, colocados apenas sobre os ombros com as pontas caídas ao longo do corpo, até maneiras um pouco mais complexas, com diferentes tipos de nós.
O que define na hora de escolher a amarração é o tipo de pescoço. Homens de pescoço curto devem optar por modelos mais estreitos e evitar os de tecidos muito grossos, dando voltas sobre o ombro.

Os mais jovens podem escolher entre modelos maiores e mais coloridos, principalmente os listrados e xadrezes, que estão em alta neste inverno. Em visuais casuais, os cachecóis podem ser combinados com jeans e camisetas de manga longa ou sobreposição de camiseta de manga curta sobre camiseta de manga longa; jeans e casaco, jaqueta de couro, pulôver, jeans e blazer, entre outras possibilidades.

  • Ricardo Oliveros/UOL

    O cachecol com volta dupla e sem pontas não é indicado para quem tem pescoço grosso

Se tiver dúvidas na hora de combinar a peça com sua roupa, lembre-se de sugestões simples como:

  1. Cachecóis do mesmo tom da roupa dão um ar mais sóbrio ao conjunto;
  2. Se a roupa for sóbria e sem detalhes, pode usar um cachecol de tons quentes para levantar o visual e quebrar a monotonia do conjunto;
  3. Se as roupas têm detalhes ou cores fortes, prefira um cachecol liso e cor sóbria;
  4. Quanto maior o contraste entre o cachecol e a roupa, mais o seu rosto ficará em evidência;
  5. Nunca use o acessório muito justo ao seu pescoço, deixando sempre uma pequena folga;
  6. Cuidado ao combinar o cachecol com boné ou gorro, óculos escuros e casaco. A ideia é conseguir um equilíbrio entre as todas as peças

 

Colaborou com esta coluna Paula Baraldi

Hora H agradece Wes Souza que aparece ensinando a usar cachecol