Universa

Veja como é feita a estrutura do telhado

Da Redação

04/06/2010 08h00

Todos queremos um telhado sobre as nossas cabeças. Mas como deve ser esse telhado? Existem muitas variações de desenhos e opções de acabamento para construir o que é considerado por alguns como a quinta fachada do edifício.

Mostramos abaixo um esquema básico de construção de um telhado, tipo de cobertura composta por uma estrutura de sustentação - o madeiramento -, e um sistema de fechamento formado por telhas.

  • Arte / UOL

A construção começa com as tesouras, a estrutura triangular que vence o vão transversal da construção e são dispostas nas extremidades do telhado. Em seguida são colocadas as terças, vigas de grandes dimensões que vencem o vão longitudinal da construção, entre as tesouras.

O próximo passo é colocar os caibros, peças mais esbeltas dispostas no sentido oposto ao das terças. Com as ripas, que são instaladas a seguir, os caibros formam a trama.

As ripas são ainda mais esbeltas que os caibros e é necessário colocar uma para cada linha de telhas. Logo, o distanciamento entre as ripas vai depender do tamanho da telha utilizada como cobertura.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está fechada

Não é possivel enviar comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário da Universa. É grátis!

Mais Universa

Topo