Topo

Cabelos ondulados estão na moda. Especialistas dão dicas de como valorizá-los

Para conseguir um efeito natural, porém "controlado", cabeleireiros indicam produtos específicos - Stock Images
Para conseguir um efeito natural, porém 'controlado', cabeleireiros indicam produtos específicos
Imagem: Stock Images

Da Redação

06/08/2007 07h43

Diga adeus às chapinhas, escovas progressivas e alisamentos. É hora do seu cacho sair do armário e desfilar por aí livre e solto, numa bela cabeleira com um ar despretensiosamente desarrumado. Tendência forte do próximo verão, o cabelo ondulado, meio bagunçado, dá aspecto mais natural ao visual em comparação ao efeito muitas vezes artificial e murcho dos fios lisos, escorridos. E mais: a moda pode beneficiar diretamente muitas brasileiras. Estudos (e a simples observação nas ruas) revelam que os cabelos ondulados e crespos representam, juntos, o tipo majoritário de fio da mulher "made in Brazil". Numa pesquisa recente, feita em 2006, a Natura, uma das maiores empresas de cosméticos do país, chegou à estatística de 37% de cabelos ondulados e 25% de cabelos crepos entre as brasileiras, num total de 62% de cabeleiras com ondas e cachos em alguma intensidade.

Para adotar a tendência com sucesso, no entanto, é necessário tomar algumas medidas para não correr o risco de suas ondas levemente selvagens se transformarem numa verdadeira juba de leão indomável, cheia de fiozinhos eletrizados por toda parte.

"O cabelo enrolado vem com muita força, mas precisa de cuidados especiais", alerta Robson Trindade. Especialista neste tipo de fio, o cabelereiro, que já fez cursos em Paris e em Londres (na gigante Tony and Guy), montou recentemente um tratamento voltado apenas para os cabelos ondulados em seu salão Red Door, em São Paulo, de olho na grande quantidade de clientes "crespas".

Trindade dá dicas (algumas um pouco radicais) para o bom cultivo dos cachos. "Não pode usar pente ou escova; o ideal é pentear com os dedos, para evitar os arrepiados", sentencia. E continua. "Também não recomendo utilizar shampoo que faça espuma, porque tem sulfato [de sódio], que é inimigo mortal do cabelo enrolado. Ele deixa os fios muito leves e, conseqüentemente, mais frisados", afirma. Outro item curioso que deve ser evitado, segundo ele, são as toalhas de banho. "As fibras provocam a dispersão dos cachos. É melhor usar uma toalha de papel secando muito suavemente, das pontas para a raiz."

Carlos Carrasco, que já foi cabeleireiro e maquiador de Gisele Bündchen e hoje comanda o salão BLZ, em São José dos Campos (SP), é menos radical. "Para valorizar o cabelo ondulado é só usar o produto certo. As mulheres têm, sim, que gastar dinheiro com boas hidratações e não lavar o cabelo todos os dias", diz.

De acordo com Carrasco, os cabelos ondulados têm tendência a serem um pouco mais secos que os lisos. Por conta desta questão genética dos fios, ele sugere hidratações a cada 15 dias. Entre os demais procedimentos apontados pelo cabeleireiro está o uso de anti-frizz e de modeladores. "Minha dica é experimentar. Um produto pode ficar ótimo no cabelo de uma mulher e não funcionar no de outra", completa.

Tanto Trindade quanto Carrasco acreditam que o uso de linhas específicas para cabelos ondulados e cacheados realmente melhoram o aspecto e a qualidade dos fios.

Veja dicas de produtos sugeridos para acabar com o efeito frizz, controlar volume e outras táticas para valorizar as ondas do cabelo.