Universa

Livro "Mujeres y Revolución" é lançado em Cuba

da Ansa

25/08/2006 16h04

HAVANA, 24 AGO (ANSA) - Um livro que reúne discursos de Fidel Castro sobre a mulher e o processo revolucionário entre 1959 e 2005 foi lançado em Havana em ocasião do 46º aniversário da Federação de Mulheres, uma das principais organizações de Cuba, com cerca de quatro milhões de afiliadas.
A obra "Mujeres y Revolución" foi apresentada na véspera em um ato no Memorial José Martí, com a presença de integrantes do Partido Comunista, autoridades do governo e da Federação de Mulheres de Cuba (FMC), fundada em 23 de agosto de 1960 e que tem Vilma Espín, esposa do atual presidente interino Raúl Castro, como sua histórica presidente.
"Certa de expressar o sentimento de todas as mulheres cubanas, digo a Fidel, a Raúl, a Vilma, a nosso Partido e a nosso povo que podem continuar contando conosco", disse Concepción Campa, membro do Escritório Político do Partido, durante a cerimônia.
As autoras do livro, Yolanda Ferrer, secretária-geral da FMC, e Carolina Aguiar, do Comitê Nacional dessa organização, recolheram os discursos pronunciados pelo presidente cubano, com 80 anos e que se recupera de uma delicada cirurgia, em congressos femininos e atividades relacionadas à mulher entre janeiro de 1959 e março de 2005.
O ato contou com a presença, entre outros, dos membros do Escritório Político Pedro Saéz e Pedro Ross, do historiador Eusebio Leal e do Diretor da Agência do Programa Martiano, Armando Hart Dávalos.
As cubanas representam atualmente 62% das matrículas universitárias e quase 63% dos graduados, enquanto, segundo dados oficiais, 36% da população feminina é chefe do lar e em áreas significativas como saúde e educação representam 70% e 72% da força trabalhista.
Na esfera política, a quantidade de mulheres no Parlamento é de 35,96%, colocando Cuba no sétimo lugar do mundo quanto ao número de deputadas.
O país está entre os primeiros que assinaram a Convenção da ONU sobre a eliminação de todas as formas de discriminação contra a mulher. (ANSA)

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário da Universa. É grátis!

Mais Universa

Topo