menu
Topo

Direitos da mulher


Nasa suspendeu caminhada feminina por recomendação de uma das astronautas

Foto: NASA
Imagem: Foto: NASA

Da EFE

2019-03-27T17:43:10

27/03/2019 17h43

A astronauta Anne McClain, uma das duas selecionadas para a primeira caminhada espacial apenas com mulheres, esclareceu nesta quarta-feira que a decisão de modificar a composição da equipe que partirá na próxima sexta-feira, agora integrada por um homem e uma mulher, foi tomada por recomendação sua.

"Os líderes devem tomar decisões difíceis e eu felizmente trabalho com uma equipe que confia no meu julgamento. Nunca devemos aceitar um risco que não possa ser mitigado. A segurança da tripulação e a execução da missão vêm em primeiro", escreveu McClain em sua conta do Twitter.

Além disso, a astronauta ressaltou que "nada foi cancelado ou adiado", ao detalhar que a caminhada EVA 53 para "atualizar os sistemas de energia da Estação Espacial Internacional (ISS)" começará no dia 29 de março com os astronautas Nick Hague e Christina Koch, que originalmente seria sua companheira nessa atividade.

McClain, que é comandante do exército dos Estados Unidos e foi piloto de helicóptero, antecipou que haverá uma terceira caminhada, prevista para 8 de abril, para instalar um canal de energia redundante para o braço robótico, da qual "provisoriamente" serão encarregados ela própria e David Saint-Jacques, da Agência Espacial Canadense.

Na terça-feira, a Nasa recebeu várias críticas por sua decisão de adiar a primeira caminhada espacial de mulheres, por não dispor de uniformes de astronauta mais adequados para elas.

A agência espacial adotou essa decisão depois que Anne e Hague fizeram uma viagem espacial no último dia 22 e a astronauta percebeu que a camiseta do seu uniforme, que era de tamanho médio, lhe servia bem.

No entanto, só há uma desse tamanho disponível na ISS, razão pela qual não haveria camisetas suficientes se a caminhada de sexta-feira fosse feita por duas mulheres.

A Nasa argumentou que era "mais seguro e rápido" mudar a equipe do que reconfigurar um uniforme.

A ISS orbita ao redor da Terra a cerca de 28 mil quilômetros por hora, a uma distância de 400 quilômetros da superfície, com os quais completa 16 órbitas por dia.