Topo

Há dois homens para cada mulher palestrante em conferências

Getty Images
Imagem: Getty Images

Jeff Green

01/11/2018 15h39

Mesmo após um ano focado no equilíbrio entre gêneros e no assédio às mulheres no ambiente de trabalho, a era dos painéis e palestras dominados por homens em conferências e eventos não dá sinais de queda.

Os homens representaram 68% dos palestrantes em conferências, feiras, eventos de marketing e outros encontros neste ano, uma pequena melhora em relação à participação de 70% de dois anos atrás, segundo análise da Bizzabo. A empresa de softwares para eventos analisou 60.000 palestrantes em milhares de eventos ao longo de cinco anos em 23 países, segundo Alon Alroy, cofundador da Bizzabo.

Veja também

"Eu definitivamente sinto que a conscientização está melhorando e vemos mais exemplos tanto de palestrantes que exigem que o painel do qual participam seja mais diversificado quanto de organizadores que começam a criar painéis diversos", disse Alroy. "Estou otimista em relação ao futuro, mas os dados atuais definitivamente não mostram diversidade suficiente nos últimos anos."

Os eventos focados em educação foram os únicos nos quais as mulheres representaram mais de 40% dos palestrantes. Já os eventos voltados às telecomunicações e ao capital de risco apresentaram menos de 20% de mulheres oradoras, segundo a análise da Bizzabo.