Topo

Casamento Real

Príncipe Harry e Meghan Markle: veja os destaques do casamento real

O beijo de Harry e Meghan Markle - Ben Birchhall/AP
O beijo de Harry e Meghan Markle Imagem: Ben Birchhall/AP

da BBC

19/05/2018 12h02

O príncipe Harry e atriz americana Meghan Markle se casaram neste sábado às 8h do horário de Brasília (12h na Inglaterra), na Capela de São Jorge, localizada em Windsor, nos arredores de Londres. O dia está ensolarado em Windsor, onde milhares de pessoas se reuniram para ver os noivos.

O casal real fez os votos, trocou alianças e foi declarado marido e mulher. Após o casamento, eles serão chamados de Duque e Duquesa de Sussex.

Veja também

Depois do casamento real, os recém-casados fizeram uma procissão de cerca de 25 minutos em uma carruagem, saindo da Capela de São Jorge pela cidade de Windsor. Agora, os cerca de 600 convidados estão sendo recebidos para um almoço no Salão de São Jorge.

A noiva chegou pontualmente às 12h, em um Rolls Royce Phantom, com um vestido branco. Ela entrou sozinha na igreja - seu pai não compareceu por motivos de saúde. O príncipe Charles, pai de Harry, a conduziu na reta final do altar.

Os príncipes Harry e William chegaram juntos, por volta de 11h35 (07h35 do horário de Brasília). A Rainha da Inglaterra Elizabeth 2ª e seu marido, o Duque de Edimburgo, estavam presentes.

Harry, o filho mais novo de Diana com o príncipe Charles, é o sexto na linha de sucessão ao trono britânico - atrás de seu pai, de seu irmão mais velho William e dos três filhos dele com Kate Middleton.

Como foi a cerimônia do casamento real?

A cerimônia foi celebrada pela Ingreja Anglicana, um ramo do cristianismo protestante, da qual a rainha da Inglaterra é a chefe. Integrantes da família real devem ser membros ativos da igreja. Por isso, Meghan Markle foi batizada em março.

Harry e Meghan fazem os votos -  Dominic Lipinski/Reuters -  Dominic Lipinski/Reuters
Harry e Meghan fazem os votos
Imagem: Dominic Lipinski/Reuters

A celebração levou diversidade para o centro da monarquia. Meghan é afrodescendente - sua mãe, a assistente social e instrutora de ioga Doria Ragland, é negra.

No casamento, o reverendo americano Michael Curry, chefe da Igreja Episcopal, também negro, fez uma fala sobre o amor, iniciando com uma frase de Martin Luther King: "Nós precisamos descobrir a força redentora do amor e, quando fizermos isso, faremos desse velho mundo um mundo novo". "Há poder no amor", disse o reverendo.

Em seguida, a música "Stand by me" foi cantada por um coro formado por cantores negros.

Os noivos assinaram o registro matrimonial ao som de peças tocadas pelo violoncelista Sheku Kanneh-Mason, de 19 anos, também negro. Kanneh-Mason venceu o prêmio de Jovem Músico da BBC de 2016 e estava acompanhado da orquestra Nacional de Wales da BBC.

A capela estava decorada com folhagens e flores brancas.

O que a noiva Meghan Markle está vestindo?

Harry e Meghan no altar - Owen Humphreys/AP - Owen Humphreys/AP
Imagem: Owen Humphreys/AP

O vestido de Meghan Markle foi desenhado pela estilista britânica Clare Waight Keller.

A noiva usa uma tiara de diamantes emprestada pela Rainha, segundo o Palácio de Kensington. O véu, com 5 metros, tem flores de cada um dos 53 países da Commonwealth.

Um dia antes do casamento, o príncipe Harry recolheu diversas flores do jardim no Palácio de Kensington para acrescentar ao buquê da noiva.

A noiva tem 10 damas de honra e pajens - entre eles, o príncipe George e a princesa Charlotte, filhos de William com Kate Middleton.

Quem está presente no casamento?

O pai de Meghan, Thomas, não compareceu ao casamento por motivos de saúde. O irmão mais velho de Harry, William, é padrinho.

A apresentadora Oprah Winfrey foi uma das primeiras convidadas a chegar. Entre outros famosos presentes estão David e Victoria Beckham, George e Amal Clooney, a tenista Serena Williams e o cantor Elton John, que era amigo da princesa Diana, mãe de Harry.

O casal também convidou 1.200 membros do público para o castelo de Windsor - entre eles, trabalhadores em organizações de caridade.

Qual é a programação do casamento real?

Cortejo do casamento real - BBC - BBC
Cortejo do casamento real
Imagem: BBC

08:00 (04:00 do horário de Brasília - BRT) - público convidado começa a se reunir em um gramado do lado de fora da capela onde será celebrado o casamento.

09:30 (05:30 BRT) - começam a chegar os convidados para assistir à cerimônia.

11:15 (07:15 BRT) - convidados devem estar a postos, sentados na capela.

12:00 (08:00 BRT) - começa a cerimônia.

13:00 (09:00 BRT) - os recém-casados fazem uma procissão de cerca de 25 minutos em uma carruagem, saindo da Capela de São Jorge pela cidade de Windsor.

Tarde - convidados serão recebidos no Salão de São Jorge.

Noite - príncipe Charles fará uma recepção privada em Frogmore House para o casal e 200 convidados mais próximos.

O que aconteceu depois da cerimônia?

Após o casamento, os noivos fizeram uma espécie de procissão pelas ruas de Windsor a bordo de uma carruagem Ascot Landau. É o momento em que se apresentam para o público. O percurso durou cerca de 25 minutos.

A procissão terminou no Salão de São Jorge, um salão de banquetes do castelo de Windsor, onde os cerca de 600 convidados foram recepcionados com um almoço.

À noite, Harry e Meghan devem receber cerca de 200 convidados - amigos mais próximos - para uma festa no palácio rural Frogmore House.

Estima-se que o casamento real custe 32 milhões de libras (cerca de R$ 160 milhões). A maior parte da despesa é com segurança.

Quem é Meghan Markle?

Meghan Markle, de 36 anos, é uma atriz americana, divorciada e feminista. Ela integrava o elenco da série Suits, da Netflix, e já indicou que vai deixar a carreira de atriz para se dedicar a atividades ao lado de Harry.

Doria Hagland, mãe de Meghan Markle - Gareth Fuller - WPA Pool/Getty Images - Gareth Fuller - WPA Pool/Getty Images
Doria Hagland, mãe de Meghan Markle
Imagem: Gareth Fuller - WPA Pool/Getty Images

O ingresso de Meghan na família real britânica intensificou a discussão sobre relações raciais no Reino Unido.

Meghan e Harry, de 33 anos, se conheceram em Londres, em julho de 2016, por meio de amigos em comum.

Depois do casamento, Meghan não deve ganhar o título de princesa, por não ter "sangue real" - o mesmo aconteceu com Kate Middleton e mesmo com Diana, que era chamada popularmente de princesa mas não tinha o título oficialmente.

Casamento Real