Topo

Após seis anos solteira, britânica se casa consigo mesma

Fotógrafa estava cansada de relações a dois e quis celebrar boa relação consigo mesma - Arquivo pessoal
Fotógrafa estava cansada de relações a dois e quis celebrar boa relação consigo mesma Imagem: Arquivo pessoal

08/10/2014 12h18

Foi um casamento quase tradicional: teve vestido de noiva, aliança, votos e buquê. Mas o beijo foi dado em um espelho. A britânica Grace Gelder, 31, se casou com ela mesma.

"Não fiz isso porque ninguém tinha me pedido em casamento. Foi uma forma de celebrar a relação que eu já tinha comigo mesma", disse Grace à BBC.

Solteira há seis anos, a fotógrafa e videomaker disse que havia construído uma relação incrível com ela mesma e que se envolver com outra pessoa parecia "trabalhoso demais" naquele momento.

Ela afirma que, recentemente, estava tentando aumentar seu autoconhecimento. Em um curso de tantra, aprendeu como a sexualidade estava ligada a se conhecer e a compromissos feitos consigo mesma e com os outros.

Gelder se inspirou em uma música da cantora Björk, Isobel, que diz "Meu nome é Isobel/casada comigo mesma". Para celebrar a boa relação consigo e marcar uma nova fase, fez o pedido de casamento a ela mesma em um parque, em novembro do ano passado.

A fotógrafa afirma que muitas vezes as pessoas se comprometem com os outros antes de pensar no que gostam, nos compromissos que deveriam assumir com elas mesmas.

 


Ela acredita que o seu casamento pode fazer com que ela pense melhor até na hora de se envolver com outras pessoas, sem se enganar apenas para estar em um relacionamento.

Cerimônia teve aliança, votos e vestido de noiva - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Cerimônia teve aliança, votos e vestido de noiva
Imagem: Arquivo pessoal


"Se isso te deixa feliz a gente aceita", disseram os pais de Grace quando ela anunciou o casório.

O noivado durou até março, e a festa foi planejada com ajuda de uma amiga cerimonialista. Em fevereiro, Grace teve aquele típico medo do casamento, mas resolveu ir em frente.

O vestido foi comprado de última hora em um brechó, mas a aliança e os votos foram feitos com antecedência.

Apesar de alguns amigos terem dito que a ideia era uma pouco narcisista, cerca de 50 pessoas comparecem à festa, em uma fazenda em Devon, na Inglaterra.

Em seus votos, Grace prometeu se arriscar mais em assuntos do coração. A aliança foi colocada em uma mão só, e o beijo foi dado em um espelho.

O casamento - que foi feito de forma simbólica, e não oficial - segundo Grace, está indo muito bem. Ela diz que se sente mais confiante desde a cerimônia.

Mas já está saindo outras pessoas - alguns que conheceu pela internet. Ela contou a eles sobre o compromisso já assumido.

Mas e se Grace quiser casar com outra pessoa? Vai ter que se separar?

"Nada me impede de casar de novo um dia", afirma. "Acho que vou ser uma esposa melhor até."