Universa

Dermatologistas alertam para erupções na pele causadas por uso de celular

Folha Imagem
Inflamação afeta pessoas que têm reações alérgicas à superfície de níquel dos aparelhos Imagem: Folha Imagem

16/10/2008 11h06

Médicos da Associação Britânica de Dermatologistas afirmam que o aparecimento de erupções na pele da orelha e das bochechas pode indicar o uso excessivo de telefones celulares.

Citando estudos já publicados, o grupo afirma que a inflamação, apelidada de "dermatite do celular", afeta pessoas que têm reações alérgicas à superfície de níquel desses aparelhos, após longas horas de uso do telefone.

"É bom que os médicos levem isso em consideração se virem um paciente com inflamação na bochecha ou na orelha que não pode ser explicada por outros fatores", afirma o grupo. "Na teoria, isso pode ocorrer também nos dedos, se você ficar muito tempo escrevendo textos com botões de metal."

Os profissionais afirmam que muitos médicos não estão cientes sobre esse efeito dos celulares sobre a pele.

Segundo a Clinica Mayo nos Estados Unidos, o níquel é uma das causas mais comuns de inflamações na pele causadas por alergias. Neste ano, o pesquisador Lionel Bercovitch, da Universidade Brown, testou 22 aparelhos populares de oito diferentes fabricantes e encontrou níquel em dez produtos.

As preocupações com o uso dos celulares têm crescido nos últimos meses. Já houve estudos indicando que os produtos poderiam aumentar o risco de câncer, mas até hoje não há evidências claras sobre esses efeitos.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário da Universa. É grátis!

Mais Universa

Topo