Universa

Livro revela a arte escondida das frutas; veja

Reprodudção livro / Papadakis Publisherphotos
Os detalhes microscópicos de um morango, mostrados no livro Imagem: Reprodudção livro / Papadakis Publisherphotos

02/09/2008 11h46

Um livro recém-lançado em Londres traz imagens microscópicas de frutas para mostrar os mecanismos usados por cada uma para garantir sua sobrevivência.

Intitulado "Fruit: Edible, Inedible, Incredible" ("Frutas: Comestíveis, Não-Comestíveis, Incríveis", em tradução literal), o livro é resultado da parceria entre o morfologista Wolfgang Stuppy e o artista Rob Kesseler.

As imagens foram feitas através de um elétron-microscópio, capaz de revelar detalhes do interior das frutas. Depois disso, Kesseler coloriu as imagens para ressaltar as características de cada uma das frutas.

Segundo Stuppy, o principal objetivo é mostrar os mecanismos usados por cada uma delas para proteger e espalhar sua semente e garantir a sobrevivência da espécie.

"As sementes são os órgãos mais sofisticados e preciosos produzidos pelas plantas e onde elas guardam a próxima geração", afirmou.

As fotos mostram, por exemplo, como o formato de algumas frutas facilita a dispersão de suas sementes no solo e como outras são escondidas dentro das frutas para proteção.

As fotos revelam ainda outras curiosidades sobre as frutas. Uma das imagens mostra como as flores do figo ficam guardadas dentro da fruta e não no seu exterior, enquanto outra mostra os poros de respiração dos pêssegos, presentes na casca da fruta, mas imperceptíveis a olho nu.

O livro "Fruit: Edible, Inedible, Incredible", de Wolfgang Stuppy e Rob Kesseler, é uma publicação da Papadakis Publisher.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário da Universa. É grátis!

Mais Universa

Topo