Universa

Esporte aumenta a inteligência, dizem cientistas dos EUA

AFP
A pesquisa concentrou-se em hockey no gelo Imagem: AFP

Matt McGrath

BBC News

02/09/2008 11h31

Cientistas nos Estados Unidos disseram que participar ou assistir a eventos esportivos pode deixar a pessoa mais inteligente.

Pesquisadores da Universidade de Chicago monitoraram as funções cerebrais de jogadores e torcedores e descobriram que, quando eles falam sobre seus esportes favoritos, ativam mais partes de seus cérebros do que durante conversas normais.

A pesquisa, divulgada na revista americana, "Proceedings of the National Academy or Sciences", concentrou-se em hockey no gelo e incluiu um grupo de controle que nunca havia participado do jogo ou assistido a uma partida.

Os cientistas observaram que quando jogadores e torcedores escutavam conversas sobre seu esporte, passavam a usar partes de seus cérebros que costumam ser associadas ao planejamento e controle de movimentos e a outras atividades físicas.

A incorporação dessas áreas - normalmente ligadas à prática esportiva - ao processamento da conversa, ajudou os jogadores e torcedores a desenvolver sua comunicação oral, possivelmente porque ensaiar os movimentos mentalmente os ajuda a melhorar sua linguagem.

Linguagem
"Nós demonstramos que atividades sem ligação com linguagem, tais como jogar ou assistir a uma partida, aperfeiçoam a habilidade de uma pessoa de entender linguagem sobre o seu esporte precisamente porque áreas do cérebro normalmente usadas para a ação se tornam altamente envolvidas no entendimento da linguagem", disse Sian Beilock, à frente do estudo da Universidade de Chicago.

"A experiência de jogar e assistir a esportes teve efeitos duradouros sobre o entendimento da linguagem através da mudança de redes neurológicas que apóiam a compreensão para incorporar áreas ativas no desempenho de atividades esportivas", concluiu Beilock.

Especialistas dizem que essas conclusões podem ter implicações para o aprendizado, pois sugerem que o cérebro de adultos pode ser mais flexível do que se acreditava anteriormente.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário da Universa. É grátis!

Mais Universa

Topo