Universa

Novo método usa teste de sangue para prever menopausa

30/04/2008 07h07

Cientistas da Holanda afirmam ter encontrado uma forma de calcular a data da menopausa das mulheres através de um exame de sangue.

Pesquisadores da Universidade e Centro Médico de Utrecht, na Holanda, dizem que os níveis de um hormônio - o antimulleriano, ou HAM - estão relacionados ao começo da menopausa.

Os pesquisadores mediram os níveis do HAM em 144 mulheres e traçaram relações entre a quantidade de hormônio e a idade em que elas chegaram à menopausa.

Essas estatísticas foram então aplicadas para determinar quando começaria a menopausa em 3.384 mulheres, com idades entre 50 e 70 anos.

Com esses dados, eles conseguiram estabelecer um modelo que relaciona o nível do hormônio e a idade do começo da menopausa.

O estudo será publicado na edição de junho da revista científica Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism (JCEM), da entidade internacional Sociedade de Endocrinologia.

Depois dos 30
Segundo os cientistas, quanto mais jovem é a mulher, mais difícil fica de prever a sua idade da menopausa, já que a detecção dos níveis de HAM é mais complicada.

Jeroen van Disseldorp, que liderou o estudo, explica que os níveis de HAM no sangue refletem a quantidade de pequenos folículos presentes nos ovários das mulheres.

A quantidade de folículos permite a ovulação da mulher. Quando eles acabam, começa a menopausa, que geralmente acontece entre os 40 e 60 anos.

"Os casais geralmente deixam para ter crianças depois dos 30 anos, mesmo com a variação na idade da menopausa e a variação correspondente da fertilidade natural podem significar que algumas mulheres ficam estéreis já no começo dos 30", afirma Disseldorp.

"Saber quando a menopausa pode acontecer pode melhorar muito as decisões sobre quando ter crianças e nossos resultados mostram que este conhecimento pode estar disponível através dos níveis de HAM."

A pesquisa ainda precisa ser aperfeiçoada. Os cientistas estimam que serão necessários mais quatro ou cinco anos para que o método seja disponibilizado para mulheres.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário da Universa. É grátis!

Mais Universa

Topo