Universa

Festival mostra dança que deu origem ao striptease; assista a vídeo

10/04/2008 17h12

Um festival internacional de dança burlesca apresentou ao público de Londres a forma precursora do striptease.

A mistura de teatro com dança sensual, que teve o seu auge nas décadas de 40 e 50, inclui fantasias com plumas, paetês, corpetes e muito batom.

Como parte do festival londrino, 30 dançarinas disputaram a coroa de revelação. Para muitas delas, a dança burlesca é apenas uma forma de diversão, mas para outras, uma profissão.

"Eu amo a burlesca porque acho que é uma forma de expressão", disse uma competidora. Para a dançarina, a forma erótica não discrimina mulheres por causa do corpo, da altura ou da idade.

Na dança burlesca, as dançarinas não chegam a tirar toda a roupa. Calcinhas rendadas com tapa-sexo e tapa-seios ficam até o final.

Diferentemente do striptease, a graça, segundo os apreciadores, está justamente na promessa não-realizada da nudez, na provocação.

A idade da maioria das dançarinas fica na casa dos 20 anos. Para participar do concurso, elas passam em média seis meses aprendendo as coreografias em casa e preparando as fantasias.

Veja aqui* a reportagem.

*É necessário desativar o bloqueador de pop-ups

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário da Universa. É grátis!

Mais Universa

Topo