Universa

Abu Dhabi fará concurso de beleza de camelos

Ben Lowings

BBC News

02/04/2008 11h17

Exibindo seus longos cílios, pernas delgadas e corpo cheio de curvas, dez mil camelos vão mostrar seus atributos num concurso para escolher o animal mais belo em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

O concurso é parte de um festival que começa nesta quarta-feira e inclui mais de US$ 9 milhões e cem carros entre os prêmios. Os organizadores dizem que é maior e mais suntuoso evento do tipo já realizado no Golfo Pérsico.

Um júri de especialistas vai escolher o mais belo camelo em diversas faixas etárias entre representantes do Bahrain, Kuwait, Oman, Catar e Arábia Saudita.

Qualquer pessoa que puder provar que é dona de um camelo com pedigree pode inscrever seu animal.

O xeque Mohammad Bin Zayed Al Nahyan, líder de Abu Dhabi, patrocina o evento. Ele diz que deseja que a população local ajude a preservar sua identidade nacional através do respeito a um animal central para a cultura árabe.

O primeiro concurso de beleza para camelos nos Emirados Árabes Unidos foi realizado há seis anos. Corrida de camelo é um esporte popular, e recursos obtidos com a venda de petróleo, farto na região, acabam, com freqüência, em grandes apostas.

Muito antes do desenvolvimento da indústria petrolífera, tribo de beduínos davam grande valor aos camelos, considerados "barcos do deserto".

A posse de camelos é uma das principais medidas de riqueza na região, assim como a de cavalos e falcões. Os organizadores do festival de Abu Dhabi esperam passar os valores da vida no deserto para as futuras gerações.

Clique aqui* para assistir à reportagem.

* É necessário desativar o bloqueador de popups.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário da Universa. É grátis!

Mais Universa

Topo