Universa

Jogo virtual encoraja meninas a buscar beleza e fama

BBC
O site britânico já tem mais de 200 mil usuários registrados Imagem: BBC

25/03/2008 12h13

Um novo jogo online que encoraja meninas a colocar suas bonecas virtuais de dieta e a levá-las a uma clínica para fazer cirurgias plásticas está provocando revolta na Grã-Bretanha.

Mais de 200 mil pessoas já se registraram no website Miss Bimbo desde seu lançamento, no mês passado. A maioria delas tem entre 9 e 16 anos de idade. Na página inicial, as meninas são incentivadas a criar as bonecas "mais legais, ricas e famosas do mundo".

Para alcançar este objetivo, elas usam "bimbo dólares". Compram lingeries e roupas, colocam silicone nos seios, tomam pílulas de dieta e competem com outras participantes, para alcançar a fama e conquistar maridos bilionários.

Associações de pais e profissionais de saúde vêem o website como uma ameaça e dizem que o jogo pode passar a mensagem errada para crianças e jovens muito impressionáveis.

Além disso, eles alertam que o website pode afetar as finanças de algumas famílias, já que, apesar de a inscrição ser gratuita, os usuários precisam mandar mensagens de texto por celular para conseguir os "bimbo dólares" para gastar com as bonecas virtuais. Cada uma destas mensagens custa 1,5 libras, o equivalente a aproximadamente R$ 5.

Segundo o jornal "The Guardian", na França, onde o website surgiu no ano passado, um homem ameaçou os criadores da página com um processo depois que sua filha gastou cerca de R$ 350 no celular para adornar sua boneca virtual sem que ele soubesse.

Mas Nicolas Jacquart, responsável pelo site Miss Bimbo, alega que o jogo é uma diversão inofensiva.

"(O site) não é uma má influência para crianças. Elas aprendem a cuidar de suas bonecas. As missões e metas são moralmente sólidas e ensinam as crianças sobre o mundo real", disse o web designer de 23 anos ao "Guardian".

Veja aqui* a reportagem.

*É necessário desativar o bloqueador de pop-ups

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário da Universa. É grátis!

Mais Universa

Topo