Topo

Camiseta liga perseguição de judeus a fumantes e revolta alemães

Alemães consideraram camiseta de "mau-gosto" - BBC
Alemães consideraram camiseta de "mau-gosto"
Imagem: BBC

15/01/2008 17h15

Uma camiseta que compara os judeus perseguidos pelos nazistas com os fumantes atuais provocou indignação na Alemanha.

A camiseta mostra uma estrela amarela, similar à que os judeus eram obrigados a usar durante o regime nazista na Alemanha. Na estrela está escrita a palavra Raucher (fumante, em alemão).

O produto foi criado pelo dono de uma agência de eventos que queria "protestar contra a discriminação dos fumantes" por causa das inúmeras proibições de se fumar na Alemanha.

A iniciativa do alemão Dennis Kramer provocou uma onda de protestos na Alemanha que levou ao fechamento de sua página na internet.

Ele oferecia as camisetas por um preço de 19,90 euros (cerca de R$ 50) e chegou a dizer que tinha vendido mil camisetas em poucos dias.

"Mau gosto"

O Conselho Judaico Alemão protestou dizendo que a idéia é "imbecil, insolente e nociva" e que essa instrumentalização do holocausto é um "escândalo".

O site de leilões na internet ebay baniu todas as ofertas de camisetas semelhantes à criada por Kramer. Uma porta-voz disse que a idéia era "de muito mau gosto".

O empresário pediu desculpas em sua página na internet e admitiu ter mentido quanto ao número de camisetas vendidas. "A verdade é que não vendemos nenhuma até agora", revelou.

"Não queríamos ferir os sentimentos de ninguém, mas entendemos a razão dos protestos e nos desculpamos se insultamos alguém", disse Kramer em seu site.

A partir deste ano, o fumo passou a ser proibido em restaurantes e prédios públicos em 11 Estados alemães.

Os cinco Estados restantes também vão tomar medidas semelhantes, no mais tardar até julho deste ano.