Universa

BBC: Tóquio bate Paris em gastronomia, diz Guia Michelin

20/11/2007 15h40

Tóquio substituiu Paris como a cidade com a melhor gastronomia do mundo segundo o Guia Michelin, a "bíblia" dos restaurantes do mundo.

Em sua primeira edição dedicada à cidade japonesa, o Guia Michelin deu aos restaurantes de Tóquio um total de 191 estrelas.

Este total é quase duas vezes maior do que o de Paris e mais de três vezes maior do que o de Nova York.
Oito restaurantes em Tóquio conseguiram a cotação máxima, três estrelas, apenas dois a menos do que Paris. Outros 25 restaurantes da capital japonesa conseguiram duas estrelas e 117, uma estrela.

Comida francesa
Para aumentar o constrangimento da capital francesa, considerada a capital gastronômica do mundo, três dos oito melhores restaurantes de Tóquio servem comida francesa.

Outros três servem comida tradicional japonesa e os outros dois são restaurantes de sushi.
"Tóquio está se transformando em uma cidade global, com excelente culinária, a cidade do mundo com mais estrelas", disse o diretor do Guia Michelin, Jean-Luc Naret.

O projeto da Michelin, de avaliar os restaurantes de Tóquio, causou polêmica no Japão, onde alguns analistas gastronômicos chegaram a duvidar que o famoso guia conseguiria avaliar os restaurantes japoneses.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário da Universa. É grátis!

Mais Universa

Topo