Universa

Adolescentes britânicos usam 'máquina' para emagrecer

01/11/2007 06h44

Uma máquina usada pelo Bristol Royal Hospital for Children, na Grã-Bretanha, está ajudando adolescentes a perder peso, simplesmente fazendo com que eles comam mais devagar.

O "mandometer" é um computador ligado a uma balança que pesa a refeição do adolescente e calcula a velocidade em que ele está comendo. Quando a comida desaparece do prato rápido demais, a máquina faz um alerta.

Segundo médicos, alguns jovens comem com tanta ansiedade que seus cérebros não tem tempo de perceber quando eles estão satisfeitos.

"Eu costumava comer muito, muito rápido. Eu chegava a comer uma refeição grande em três minutos. Agora, eu levo mais ou menos 16 minutos", diz Laurence Willshire, de 17 anos, um dos pacientes do Hospital.

"O 'mandometer' faz perguntas quando estou comendo, como se eu já estou cheio ou se ainda estou mesmo com fome. Ele me diz quando posso comer minha próxima garfada e avisa se estou comendo rápido demais."

Testes
Laurence é um dos 120 adolescentes participando dos testes com o 'mandometer' em Bristol.
Apesar de ser alto, com 1,82 m, Laurence chegou a pesar 133 quilos e estava tendo dificuldades para encontrar roupas que coubessem nele.

Foi aí que ele e sua família procuraram o hospital em Bristol e começaram a usar a máquina. Agora, ele já está com 107 quilos e pretende chegar aos 95 quilos.

A máquina foi originalmente criada na Suécia para para encorajar anoréxicas a comer mais e de forma mais rápida. A versão para ajudar no emagrecimento é uma adaptação e está sendo usada em conjunto com dietas e exercícios pelo hospital britânico.

83% dos pacientes tratados na clínica conseguiram reduzir seu índice de massa corporal, que mede a gordura do corpo com base no peso e na altura.

"A obesidade é uma grande ameaça a nossas crianças e nós precisamos fazer tudo o que pudermos para evitar que elas se tornem adultos obesos", disse o chefe do novo tratamento, o pediatra Julian Hamilton Shields.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário da Universa. É grátis!

Mais Universa

Topo