Topo

Governador da Virginia, nos EUA, se desculpa por foto racista

Reprodução
Imagem: Reprodução

da ANSA

02/02/2019 12h34

O governador do estado norte-americano da Virginia, o democrata Ralph Northam, pediu desculpas por uma foto racista que constava em seu anuário universitário.

A imagem, de 1984, retrata dois homens: um com o rosto pintado de graxa, simulando um negro, e outro, ao lado, com vestimentas e capuz usados pelos membros da Ku Klux Klan (KKK), grupo de supremacia branca conhecido por ações racistas nos EUA. A foto está no livro anual dos alunos do curso de Medicina da Eastern Virginia Medical School, em uma página onde constam fotos do político quando jovem e uma citação: "Neste mundo há mais bêbados velhos do que médicos velhos, por isso acho que vou beber outra cerveja".

Northam disse estar "profundamente" triste e prometeu trabalhar para remediar os danos causados pela imagem, a qual definiu como "racista e ofensiva". Mas o governador não deu detalhes sobre qual dos homens na foto seria ele - apesar de admitir que está no retrato.   

"Estou profundamente arrependido pela decisão que tomei ao aparecer como apareço nesta fotografia e pela dor que essa decisão provocou à altura e agora", afirmou, em um comunicado.   

O governador foi duramente criticado por políticos negros dos EUA e está sendo pressionado a renunciar pelos opositores republicanos. (ANSA)

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.