Topo

Casal gay recebe nota fiscal homofóbica em Roma

Getty Images
Imagem: Getty Images

da ANSA, em Roma

24/07/2018 09h24

Um casal gay foi ofendido por um garçom após jantar, no último sábado (21), no restaurante "Locanda Rigatoni", em Roma.

Ao receberem a conta, os dois viram que estava escrita a palavra "frocio", termo ofensivo para designar homossexuais, algo como "viado". O caso foi relatado pelo porta-voz da entidade Gay Center, Fabrizio Marrazzo, que afirmou já ter recebido ameaças de morte graças à repercussão do episódio.

Veja também

"Os meninos reclamaram com o garçom dizendo que aquilo não era engraçado, mas o funcionário, rindo, alegou que tinha sido um erro do computador", contou Marrazzo. Segundo o Gay Center, a proprietária apoiou a argumentação do garçom.

"Depois de 30 minutos de discussão com a dona, que não pediu desculpas, ela disse que eles poderiam ir embora sem pagar a conta", diz uma nota do Gay Center. Depois da cena, o garçom teria se voltado ao casal reclamando que passara vergonha na frente dos outros clientes por causa deles.

"Infelizmente, todos os anos recebemos mais de 20 mil contatos pelo nosso serviço, por episódios de homofobia, e muitos desses são vistos como piadas pelos agressores, mesmo em casos de violência física. Isso é inaceitável. Convidamos todos os cidadãos e turistas a boicotarem o estabelecimento", declarou Marrazzo.

Os donos do restaurante também reclamaram de ameaças. "Foi um contínuo recebimento de telefonemas violentos e vulgares, além das ameaças de morte e de danos ao local", disseram, acrescentando que o autor da ofensa foi "afastado", embora tenha sido defendido no momento do episódio.

"Pedimos novamente desculpas pelo ocorrido ao casal e pedimos que a comunidade LGBT nos ajude, para que episódios vergonhosos como esse nunca mais aconteçam", ressaltaram os proprietários do estabelecimento.

Na manhã do último domingo (22), por outro lado, militantes de extrema direita se reuniram em frente ao restaurante prestando solidariedade ao garçom. "O lobby gay na Itália é muito influente e mostrou seu poder ao conseguir que o garçom fosse despedido e tido como um dos piores criminosos", escreveu o partido italiano Força Nova no Facebook.