Topo

Italianos homenageiam Marielle Franco com HQ

Marielle Franco em HQ de jornal italiano - Reprodução/Facebook
Marielle Franco em HQ de jornal italiano Imagem: Reprodução/Facebook

da ANSA, em São Paulo

10/04/2018 09h27

A vereadora Marielle Franco, executada a tiros no Rio de Janeiro, foi homenageada por italianos com uma história em quadrinhos.

A HQ tem início com frases que, de acordo com os autores, Assia Petricelli e Sergio Riccardi, definem Marielle: "Eu sou cria da Maré. Sou mulher negra. Sou anticapitalista. Sou militante política. Sou mãe".

Veja também

"Nos apaixonamos por sua história e nos comovemos com sua morte, sentimos uma grande energia e uma profunda esperança com a multidão que foi para as ruas do Brasil para pedir verdade e justiça. Com nossos meios, palavras e desenhos, queríamos nos colocar a serviço dessa história", diz o editorial publicado pelos autores.

Os artistas também encontraram na parlamentar "o exemplo que procuravam", pois Marielle colocou em pauta assuntos como estereótipos de feminilidade, tema que Petricelli queria ilustrar em um romance gráfico.

"O poder a castigou, mas sua figura não se reduz à de uma vítima. A voz de Marielle, seu corpo e seu sorriso não se extinguem, continuam a viver através de todos nós que ocupamos um espaço público em seu nome e continuamos suas batalhas.

Marielle vive porque nós vivemos", declararam.

A tirinha foi publicada no jornal "Il Manifesto". O gibi foi vendido junto com o diário nas bancas da Itália. Há também uma versão digital disponível por dois euros (aproximadamente R$ 8).