Universa

Petição exige demissão de ministro francês acusado de estupro

AFP/Stephane de Sakutin
O ministro de Contas Públicas da França, Gérald Darmanin, que é investigado por estupro. Imagem: AFP/Stephane de Sakutin

da ANSA, em Paris

29/01/2018 15h41

Militantes feministas lançaram um abaixo-assinado para pedir a demissão do ministro de Contas Públicas da França, Gérald Darmanin, 35 anos, que é investigado por estupro.

A petição é direcionada ao primeiro-ministro do país, Édouard Philippe, e afirma que uma pessoa envolvida em um episódio de violência sexual não pode continuar no governo.

Veja também

Além disso, o abaixo-assinado lembra que quatro ministros foram imediatamente tirados de seus cargos quando, em junho passado, surgiram suspeitas de irregularidades envolvendo seus nomes.

Darmanin é investigado pela Procuradoria de Paris por um suposto estupro ocorrido em 2009, quando ele integrava o partido do ex-presidente Nicolas Sarkozy. A vítima, Sophie Spatz, diz que o hoje ministro exigiu sexo para que ele a ajudasse em um assunto judicial. No ano passado, Darmanin denunciou sua acusadora por "calúnia".

O caso contra o ministro chegou a ser arquivado, em julho de 2017, porque Spatz não atendera aos chamados dos investigadores, mas acabou reaberto pela Procuradoria de Paris.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário da Universa. É grátis!

Mais Universa

Topo