Topo

Tom Ford abre uma Nova York Fashion Week com poucas atrações

07/02/2019 10h00

O estilista americano Tom Ford exibiu, na quarta-feira à noite (6), uma coleção muito elegante no início da semana de moda de Nova York, que terá vários desfalques.

O principal ausente será Raf Simons, que havia dado legitimidade ao evento ao tomar a iniciativa de Calvin Klein de levar às passarelas desfiles cheios de elegância.

Menos de dois anos depois de sua primeira coleção, porém, o estilista belga abandonou o barco, após a decepção de seus proprietários pelas vendas da marca, que se reposicionou para o prêt-à- porter de alto luxo.

Também não estarão presentes Victoria Beckham, Monse, Rodarte e Rihanna, que se somam às baixas dos últimos dois anos, como Tommy Hilfiger, Zac Posen, Alexander Wang, Thom Browne e Joseph Altuzarra.

Mesmo os promissores e jovens talentos do "streetwear", desde a marca Off-White, de Virgil Abloh, a Public School, passando por Hood By Air, desistiram, assim como Pyer Moss, que foi uma das grandes sensações das duas últimas Fashion Weeks.

Algumas referências, como Tom Ford e Marc Jacobs, mantiveram, porém, seus respectivos hábitos de abrir e fechar a semana.

Tom Ford se baseou na coleção de outono/inverno feita por ele para a Gucci em 1996 e que, segundo ele, consagrou-o como estilista de primeiro nível.

Vestidos fluidos e com as costas descobertas evocaram os modelos exibidos em Milão pelo estilista texano. O terno vermelho usado pela modelo Gigi Hadid também pareceu uma réplica do que foi apresentado há 23 anos.

A Fashion Week, que termina na próxima quarta, segue hoje com Ralph Lauren.

"Infelizmente, a Fashion Week de Nova York se tornou um degrau a caminho de Paris. Tem que estar em Paris para ser levado a sério como estilista", disse o editor da revista StyleZeitgeis, Eugene Rabkin, acrescentando que, "durante muito tempo, a NYFW foi mais sobre negócios do que sobre criação".