Topo

Senado começa a debater projeto para legalizar aborto na Argentina

Aborto é um tema quente na Argentina no momento, com manifestações pró e contra a sua descriminalização - AFP
Aborto é um tema quente na Argentina no momento, com manifestações pró e contra a sua descriminalização Imagem: AFP

da AFP, em Buenos Aires

04/07/2018 08h42

O Senado argentino iniciou nesta terça-feira (3) a discussão em comissões do projeto de lei para descriminalizar o aborto, que já foi aprovado pelos deputados e que a Câmara alta debaterá no dia 8 de agosto.

Ativistas a favor e contra a iniciativa protestaram em frente ao Congresso, convergindo com o início das deliberações no Senado. Como ocorreu na votação da Câmara dos Deputados, as opiniões no Senado em relação ao tema estão divididas.

Veja também

"Começa uma nova etapa: a batalha do Senado. Estamos exigindo nas ruas que a decisão dos Deputados seja tratada de uma vez por todas no Senado, sem nenhum tipo de modificação", disse à AFP Celeste Mac Dougall, ativista da Campanha pelo Aborto, Seguro, Legal e Gratuito.

Em 14 de junho, o projeto que descriminaliza o aborto nas primeiras 14 semanas de gestação foi aprovado na Câmara dos Deputados com 129 votos a favor, 125 contra e uma abstenção. Se o Senado fizer alguma alteração no texto, o projeto volta para a Câmara.

Entre os 72 senadores prevalecem por enquanto as opiniões contrárias à lei, embora haja uma dezena de indecisos que ainda não tornaram pública sua posição final.