Topo

Filhos do punk, barroco na praia e rosa néon nas passarelas de Paris

30/09/2010 17h16

Grandes estrelas do cinema compareceram nesta quinta-feira ao desfile com um toque de punk de Balenciaga, um dos mais esperados da Semana de Moda de Paris, que revela as coleções de prêt-à-porter para a próxima temporada de verão.

Com botas militares, jaquetas perfecto sem mangas e cintos de tachas, Nicolas Ghesquière desenhou uma coleção masculina com um toque de punk para o desfile da maison Balenciaga. "São filhos do punk", disse em entrevista à AFP.

Sob o olhar atento de Catherine Deneuve, Orlando Bloom e Charlotte Gainsbourg, garota-propaganda da marca, Ghesquière desfilou um casaco de couro com estampa pied-de-poule (que lembra as patas de galinha) em vermelho e preto. Sob os lustre do hotel Crillon, saias transparentes se sobrepõem a outras mais curtas em marfim com camisas pretas com detalhes em lã fina bordada.

Jaquetas de couro com detalhes em pele de crocodilo azul ou serpente combinam com calças curtas pretas e blusas brancas. Enquanto isso, vestidos de modelagem larga em tecido brilhante marcam a cintura com um drapeado sutil e deixam os ombros à mostra. Os cabelos, presos e bem puxados para trás, e as botas de cano curto reforçavam o estilo "tomboy", masculino.

"Quero insistir na individualidade, quando nos desfiles a tendência nos leva a clonar as modelos e a apagar suas personalidades", explica Ghesquière. O estilista lembra também que parte de suas modelos foram recrutadas nas ruas para desfilar junto a top models como a dinamarquesa Freja Beha, com suas múltiplas tatuagens.

"Quis mostrar diferentes tipo de mulheres", disse Ghesquière, ao insistir, por exemplo, em uma "verdadeira influência masculina" para posicionar-se contra a corrente de "feminilidade muito exagerada".

O indiano Manish Arora mostrou uma ideia totalmente diferente da de Ghesquière, impondo seu universo barroco, com modelos desfilando com a música de James Bond de fundo, de saltos alto, usando joias de ouro nos tornozelos, com os cabelos presos em rabos de cavalo muito altos e uma paleta do cores que iam do rosa framboesa ao violeta até o verde-jade.

De São Peterburgo a Miami, passando pelos desertos do Rajastão, Arora se inspirou no barroco, na joalheria indiana e em um pintor japonês dos anos 1960. "Pensei que seria bom levar o barroco para a praia", explicou o estilista.

O ouro aparece em profusão nos tornozelos, nos ombros, em colares e até mesmo nas costas, formando um espécie de armadura em forma de serpente. "Estive viajando por São Petersburgo e vi como o ouro se une a cores pastéis, me chamou atenção", disse Arora.

Os vestidos de Martine Sitbon para a marca Rue du Mail se atreveram nas cores berrantes, inclusive em tons de néon, em looks que sobrepõem tule e seda. Os personagens principais do desfile de Sitbon foram os tules bordado, alguns com estampas dos anos 30, outros com detalhes de plumas, em saias e casacos. Apareceram também vestidos com cintos largos que deixavam a pele à mostra, além de capas de tule de cores vivas sobre túnicas de seda marfim.