Topo

Universa

Anunciada a morte da estilista que criou a 1ª coleção prêt-à-porter da Hermès

Reuters
Desfile Primavera/Verão 2007 da Hermès, no mês passado, em Paris Imagem: Reuters

10/11/2006 19h19

PARIS, 10 Nov (AFP) - A estilista Catherine de Karolyi, que criou a primeira coleção de 'prêt-à-porter' feminina da "maison" Hermès em 1967, faleceu em 30 de outubro aos 87 anos, mas a família só anunciou o fato nesta sexta-feira, em comunicado.

Filha única do pintor húngaro Tibor Polya, casada com o conde Etienne Karolyi, Catherine de Karolyi deixou a Hungria depois da instauração do comunismo, radicando-se em Paris, onde trabalhou como modelo, tornando-se depois desenhista para o estilista Robert Piquet.

Com a morte de Piquet, Catherine começou a desenhar para Jacques Fath e Christian Dior e criou a própria marca: "Catherine de Karolyi".

Em 1967, desenhou a primeira coleção 'prêt-à-porter' feminina da Hermès e até 1980 criou acessórios, de bolsas a cintos, alguns deles transformados em clássicos, como a fivela H.

Casada pela segunda vez com o cineasta Raymond Assayas, conhecido como Jacques Remy, Catherine de Karolyi deixa três filhos, entre eles o cineasta Olivier Assayas e o jornalista e escritor Michka Assayas.

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário da Universa. É grátis!

Mais Universa