Topo

5 tendências de beleza do passado que você não usaria hoje

Do UOL, em São Paulo

09/12/2016 15h50

Assim como na moda, tendências vêm e vão no universo da beleza, marcando diversas épocas. Às vezes elas retornam repaginadas. Em outras, só resta dar risada dos nossos looks do passado. O UOL selecionou cinco produções de make e cabelo dos anos 80 e 90 que muito provavelmente você não jamais hoje em dia.

  • Still/Reprodução

    "Pigmaleão" e maquagem exagerada

    O que dizer do volumoso cabelo "pigmaleão", sustentado pelo corte espalhafatoso com litros de laquê? E quando você juntava isso a uma maquiagem ainda mais gritante, com sombras coloridas e batons marcantes? Não há dúvidas de que os anos 80 foram divertidíssimo no quesito estético, mas quais as chances de encontrarmos alguém com esse look nas ruas hoje em dia? Na imagem, Joan Cusack no clássico "Uma Secretária de Futuro" (1988).

  • Divulgação

    Microfranja, permanente, sobrancelhas grossas e pinta falsa

    Inspirada pela pinta falsa de Marilyn Monroe, Madonna usou muito esse recurso de sensualidade e fez uma geração inteira apostar no detalhe durante os anos 80. Microfranja, permanente e as sobrancelhas mais naturais dessa produção oitentista passam longe da moda Kardashian-Jenner de hoje... Ok, Madonna é ícone de moda e beleza, lançadora de tendências, mas você teria coragem de voltar a copiar esse período da cantora?

  • Divulgação

    Franja cheia, mechas destacadas, sobrancelha artificial e contorno labial

    Quem não viveu os anos 90 perdeu a vocalista da banda No Doubt, Gwen Stefani (foto), usando, ao mesmo tempo, algumas tendências que não deixaram saudade como o bindi (ou terceiro olho) colado na testa, a franja cheia, o contorno labial, as mechas bem destacadas, lápis preto na linha d'água e as sobrancelhas afinadíssimas artificiais. Era tudo o máximo na época. Ela copiava a Björk e botava ainda mais elementos. E dava certo. Como? Não sabemos. As menos corajosas usaram uma tendência de cada vez, claro.

  • Divulgação

    Pega-rapaz em penteado super certinho

    Para deixar o look polido mais "rebelde", era moda deixar escapar uma mecha ou um cacho "sem querer", na frente da testa. Essa foi a tendência "pega-rapaz" que esteve presente nos anos 80 e 90. Como exemplo, a atriz Julia Stiles (foto) no papel de Katharina para o longa "10 Coisas que eu Odeio em Você", de 1999. Ela era uma irmã mais velha, cafona, que não namorava nunca, mas que depois de conseguiu mudar o visual, arrematou o coração do gato da trama.

  • Divulgação

    Muita sombra ou batom prata (às vezes até usados ao mesmo tempo!)

    Carregar demais na sombra e no batom prata foi o máximo durante os anos 90. As Spice Girls, por exemplo, cansaram de aparecer metalizadas. Se quiser checar composições que você provavelmente vai ter vergonha de lembrar que copiou delas, procure pelo clipe da música "Say You'll Be There", lançado em 1996. A caracterização é a mesma do visual da foto ao lado, em que Mel B investiu na sombra muito mais do que você arriscaria nos dias de hoje, não é mesmo? Para complementar o look, o batom marrom -queridinho da época que está super de volta.