menu
Topo

Universa

Pincel de maquiagem: descubra para que serve cada um e quais os essenciais

Maiara Camargo

Do UOL, em São Paulo

20/07/2017 04h00

Escolher e usar o pincel de maquiagem correto para cada região do rosto (e produto) é um desafio para muitas mulheres. Para ajudar quem ainda não domina essa arte ou quer aumentar o nécessaire, falamos com o top maquiador Marcos Costa, que montou um guia completo mostrando a finalidade dos 15 principais pincéis encontrados no mercado e em quais você deve apostar.

"Ninguém precisa de um montão de pincéis. Dê preferência àqueles que servem para mais de uma função. E sempre de cerdas macias e artificiais. Nada de pelo de animal", orienta Costa.

Para garantir a durabilidade dos pincéis, lave-os com frequência. "Meu truque é usar água morna e xampu antirresíduos, evitando a parte de madeira, uma vez por semana", explica o profissional.

(Fotos: Edu Delfim Criação e beleza: Marcos Costa Modelo: Natalia Beber Pós-produção: Eddie Mendes Manicure: Maison Depil Pincéis: Natura Una)

  • Edu Delfim/Divulgação

    Pincel duo fibra

    Vale investir, pois serve para aplicar base, pó compacto e blush. Base: faça movimentos suaves e ascendentes, fica mais natural e é fácil de espalhar. Pó: coloque o produto como se estivesse "varrendo" o rosto. Blush: pressione suavemente contra as maçãs, dando uma risadinha antes para marcar o ponto correto de aplicação.

  • Edu Delfim/Divulgação

    Pincel chanfrado para base

    Bom para aplicar base em creme, mousse ou líquida, em movimentos circulares. O acabamento fica uniforme e natural.

  • Edu Delfim/Divulgação

    Pincel de base e corretivo

    O formato lembra um dedo grande. É ótimo para corretivos e bases em mousse e para produtos líquidos. Ele se encaixa bem nos cantos internos dos olhos e laterais do nariz e rosto. Espalhe o produto em movimentos contínuos, esfregando a pele suavemente.

  • Edu Delfim/Divulgação

    Pincel para pó facial

    O fofinho da turma! Para usar pó solto ou compacto, deixa a pele mais natural e uniforme do que a esponja. Aplique como se estivesse "varrendo" o rosto, de preferência depois da base, corretivo ou do ritual de limpeza e hidratação.

  • Edu Delfim/Divulgação

    Pincel chanfrado para olhos

    Invista em um pincel duplo, ótimo para carregar na bolsa. O chanfrado mais grosso é perfeito para aplicar e esfumar sombras, pois se encaixa perfeitamente nas pálpebras superiores. É um dos essenciais.

  • Edu Delfim/Divulgação

    Pincel chanfrado fino

    O chanfrado fino (outro lado do pincel anterior) é perfeito para usar sombras em pó nos contornos e fazer traços finos nas pálpebras superiores, com produtos em pó ou cremosos.

  • Edu Delfim/Divulgação

    Pincel de cerdas retas

    Outro pincel duplo. De um lado, tem cerdas retas e mais grossas e, do outro, vem com uma esponjinha. As cerdas ajudam aplicar e espalhar sombras e iluminadores.

  • Edu Delfim/Divulgação

    Pincel esponja

    A esponjinha é ótima para aplicação de sombras mais claras e iluminadoras no arco superior ou em toda pálpebra. Deposite o produto e espalhe-o suavemente.

  • Edu Delfim/Divulgação

    Pincel de acabamento

    Ideal para fazer pontos de luz nos cantos internos dos olhos. É pequeno e muito útil.

  • Edu Delfim/Divulgação

    Pincel língua de gato

    É ótimo para aplicar base e dar acabamento nas pálpebras inferiores depois de maquiar os olhos. Serve para limpar qualquer sujeirinha de sombra da pele sem estragar a base.

  • Edu Delfim/Divulgação

    Pincel pontudo

    É ideal para aplicar sombras em creme, mousse e fazer traços finos. Também serve para aplicar batom nos lábios.

  • Edu Delfim/Divulgação

    Pincel de blush

    Chanfrado para blush é adequado para todos os formatos de maçãs de rosto. Basta dar uma risadinha, a parte alta é onde se deve aplicar o produto. Evita o exagero e o efeito chinelada (blush concentrado em excesso).

  • Edu Delfim/Divulgação

    Pincel de contorno

    Serve para valorizar áreas de sombras e luz do rosto. Pode ser usado para aplicar qualquer produto cremoso ou em pó.

  • Edu Delfim/Divulgação

    Pincel de delineador

    Bem fininho, é ideal para fazer o delineado nos olhos. Também pode ser usado para contornar a boca.

  • Edu Delfim/Divulgação

    Pincel finalizador

    O pincel em forma de leque não é decorativo. Serve para finalizar a maquiagem e para aplicar o pó.

Mais Universa