Topo

Universa

Grávida pode pular Carnaval, mas precisa ler estas 8 dicas

Reprodução/Instagram/beyonce
Beyoncé anuncia segunda gravidez em foto publicada no Instagram Imagem: Reprodução/Instagram/beyonce

Thamires Andrade

Do UOL

14/02/2017 17h30

Está grávida, assim como Beyoncé, Karina Bacchi, Yanna Lavigne e Negra Li? Saiba que você não precisa adiar o Carnaval por conta da gestação. As futuras mamães podem cair na folia, basta seguir os cuidados abaixo listados por Priscila Cury, obstetra da Pro Matre Paulista.

  • Consulte seu médico

    Quer pular Carnaval sem se preocupar? A primeira dica é consultar o seu médico para avaliar se existe alguma restrição ou não para celebrar a data. Gestantes com sangramento ou cólicas, por exemplo, precisarão manter o repouso mesmo nos dias de folia.

  • Escolha um local arejado

    O ideal é que as gestantes planejem pular Carnaval em lugares abertos e, de preferência, ventilados. É bom evitar grandes aglomerações e locais com temperaturas elevadas por conta das quedas de pressão.

  • Use roupas confortáveis

    Para ficar bem confortável na folia, a dica é usar peças leves, além de evitar tecidos sintéticos. Também vale dar preferência para as roupas mais claras.

  • Não vá de salto alto

    Uma dica para aproveitas as festas é deixar o salto alto no armário e usar sapatos baixos. Tudo porque os sapatos de salto aumentam os riscos de queda e torções, além de piorar o inchaço.

  • Evite ficar horas em pé

    Ainda que você opte pelo sapato baixo, não é aconselhável ficar muitas horas em pé. Lembre-se: você precisa respeitar o limite do seu corpo.

  • Alimente-se bem

    Nos dias de festa, a alimentação deve seguir a mesma rotina saudável do dia-a-dia. Aposte em uma alimentação balanceada composta por alimentos leves e com ingestão a cada três horas.

  • Hidrate-se

    Com esse calorão, não adianta pular Carnaval e deixar a hidratação de lado. A recomendação para as grávidas é estar sempre com uma garrafinha de água em mãos e ingerir, pelo menos, dois litros de água por dia. Também vale abusar de outros líquidos, como sucos e água de coco, que também são ótimos para hidratar.

  • Não tome bebidas alcoólicas

    Ainda que a folia combine com alguns drinks, eles não estão liberados para as grávidas. É que não existe um estudo que quantifique uma dose segura para ser ingerida durante a gestação. Portanto, a orientação é não ingeri-las.

Mais Universa