menu
Topo

Universa

Vai visitar e quer deixar saudade? Veja dicas para ser um bom hóspede

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

28/07/2017 04h00

Trocar hotéis por hospedagem na casa de amigos e conhecidos pode ser uma boa ideia para economizar na viagem. Mas saiba que, mesmo que não estejam explícitas, existem regras para um bom comportamento e convivência quando você se dispõe a passar dias onde outro alguém mora. 

Para não perder a amizade, veja algumas dicas: 

  • Entre na rotina

    Não dá para fazer do lar do anfitrião uma extensão da sua própria casa. Respeite os horários, principalmente se for fazer as refeições lá.

  • Getty Images

    Dia para chegar e sair

    Não dá para "ir ficando", mesmo que um dia a mais não signifique pagar outra diária. A vida do anfitrião estará planejada de acordo com o tempo de estadia do hóspede e o combinado sobre datas de entrada e saída deve ser cumprido.

  • Getty Images

    Alimentação

    O anfitrião deve saber sobre qualquer restrição alimentar do visitante. Se for algo de uso diário, como leite sem lactose, por exemplo, o ideal é que isso não seja uma preocupação dele e o hóspede providencie a próprio alimento.

  • Getty Images

    Sem visitas

    Mesmo que aquele local seja sua hospedagem por alguns dias, a casa não é sua. Por isso, nada de combinar encontros no local ou chegar com um convidado surpresa para o jantar.

  • Getty Images

    Nada de grude

    Combine previamente a sua programação com o anfitrião. Vocês podem ter momentos juntos, mas evite tomar conta da rotina de quem está recebendo. Mesmo que seja outro país, se vire sozinho apenas com as dicas dele.

  • Getty Images

    Respeite a privacidade

    Evite constrangimentos e não use o banheiro social de porta aberta ou saia de pijama pela casa. Nada de entrar no quarto dos amigos sem bater, ok?

  • Getty Images

    Sem bagunça

    Mantenha os ambientes individuais e coletivos em ordem e faça tarefas básicas, como organizar a louça após o uso. Se for ficar muito tempo e precisar lavar a roupa, por exemplo, converse para saber o esquema da casa.

  • Getty Images

    Agradecimento

    Dar um presente na hora de ir embora pode ser uma boa forma de deixar saudades. Os clássicos são flores, bombons e bebidas, como vinhos e licores. Se for o caso, antes de viajar, providencie algo típico da sua cidade de origem.

Mais Universa