menu
Topo

Universa

No Dia Mundial do Rock, relembre 10 minas que mudaram a história do gênero

Ricky Ferreira
Janis Joplin Imagem: Ricky Ferreira

13/07/2018 04h00

Mais do que talento, para fazer rock and roll, precisa de atitude. E essas minas têm de sobra! De Janis Joplin a Rita Lee, conheça 10 mulheres que mudaram a história do gênero musical neste 13 de julho —Dia Mundial do Rock!

Veja também

  • Janis Joplin

    No auge do movimento feminista dos anos 1960, surge Janis Joplin, uma das maiores vozes da história do rock and roll. Nascida no Texas, a tímida cantora americana ganhou o mundo ao participar do festival de Woodstock, em 1969.

  • Debbie Harry

    À frente da banda Blondie, Debbie Harry surgiu em 1974 e se tornou uma das principais mulheres da música. No início dos anos 1980, a artista deixou o grupo para investir na carreira solo --em que gravou cinco discos e participou de mais de 30 filmes.

  • Patti Smith

    Com timbre inconfundível, Patti Smith surgiu na música em 1975, com o álbum Horses, que é o primeiro álbum punk da história do rock. O sucesso do disco fez com que a musicista ficasse conhecida como poetisa do punk. A atitude de Patti, libertária e feminista, a tornou uma das mulheres mais influentes do rock and roll.

  • Dolores O'Riordan

    Voz do The Cranberries, a irlandesa Dolores O'Riordan marcou o rock'n'roll com sua excentricidade e visceralidade. Com uma trajetória marcada por problemas pessoas ? traumas por abusos sofridos na infância, transtorno bipolar e depressão ?, a artista marcou os anos 1990

  • Joan Jett

    Considerada pela revista Rolling Stone a 67ª melhor guitarrista que já existiu, Joan Jett explodiu nos anos 1970 com a banda The Runaways. O hit "I love rock'n roll" ocupou o primeiro lugar na Billboard por um mês em 1982. Em 2014, deu voz à canção "Smells Like Teen Spirit", do Nirvana, quando a banda entrou para o Hall da Fama. Além de guitarrista e vocalista, Joan toca baixo, é compositora e produtora musical.

  • Rita Lee

    Quando fazia parte d'os Mutantes, Rita Lee foi a primeira mulher a personificar o rock psicodélico no Brasil, nos anos 1960. Com referências fortes dos Beatles, a banda ficou famosa internacionalmente. Rita deixou o grupo em 1972, montou a Tutti Fruti e, seis anos depois, investiu na carreira solo, acompanhada pelo marido Roberto de Carvalho.

  • Sister Rosetta Tharpe

    Conhecida como "a mãe do rock", Sister Rosetta Tharpe se destacou na música nas décadas de 1930 e 1940, cantando gospel em melodias em blues e country. A artista foi pioneira ao misturar letras gospel com o que, futuramente, seria conhecido por rock and roll.

  • Chrissie Hynde

    Líder do power trio The Pretenders, Chrissie Hynde agita fãs no mundo inteiro desde 1978. Única mulher da banda, a americana é vocalista e guitarrista. Antes de viver de música, Chrissie era repórter de uma revista de rock.

  • Ann Wilson

    A vocalista da banda Heart, que bombou nos anos 1980, faz parte das maiores artistas da história do rock. Ann e a irmã, Nancy, gravaram uma versão da música "The Battle of Evermore", do Led Zeppelin, que foi trilha sonora do longa-metragem Vida de Solteiro, de 1992.

  • Nancy Wilson

    Nancy ocupou as guitarras da banda Heart. Ela compôs o hit Elevator Beat, que fez parte da trilha sonora do filme Vanilla Sky, de 2001, estrelado por Tom Cruise. Influenciada pelo blues do Led Zeppelin e por grandes nomes do hard rock, a artista se consagrou nos anos 1980.

Mais Universa