Topo

Beleza

Dicas de maquiagem e cabelo para cada signo

Andressa Zanandrea

Do UOL, em São Paulo

04/03/2017 04h00

O que as estrelas dizem sobre seus hábitos, suas características e sua rotina de beleza? Com a ajuda da astróloga e taróloga Petrucia Finkler, o UOL Estilo preparou um guia para desvendar o que os astros dizem sobre você -- e como se beneficiar e se destacar do seu signo na hora de escolher um corte de cabelo ou uma maquiagem.

Os aspectos correspondem ao que, em geral, é manifestado em cada um dos 12 signos do zodíaco. "O mapa não é só o nosso signo solar. Às vezes, a pessoa têm muitas características do ascendente. Então, se souber qual é, vale sobre o ascendente ler também", recomenda a astróloga.

O que os astros dizem sobre a beleza dos signos

  • Getty Images

    Áries

    São arrojadas, então merecem sempre um incentivo para arriscar coisas novas. Medo de chamar a atenção não é com as arianas! Elas ficam bem com cabelos em tons de cobre e vermelho, como os da atriz Jessica Chastain, com corte retíssimo ou assimétrico --o importante é que seja marcante! Ousam nas cores e nas texturas, e "seguram" tons vibrantes de sombra e batom e itens metalizados. As sobrancelhas são um ponto forte, que mostram sua personalidade, e, portanto, merecem destaque na maquiagem. Nas unhas, apostam em cores intensas e no formato quadrado. Bancam tatuagens e não esperam que fiquem escondidas.

  • Getty Images

    Touro

    Por serem muito sensuais, como Penélope Cruz, as taurinas devem apostar em produtos que valorizem o toque --por isso, vale investir em cremes para a pele e para o cabelo. Têm madeixas sedosas e brilhantes, geralmente compridas e com ondas. Mechas as deixam mais doces e envolventes e são uma ótima pedida. Gostam de maquiagem cremosa e em tons clássicos. Prezam pela pele impecável: para isso, lançam mão de produtos como primer, base, corretivo, bronzer e iluminador. E não vale pular a manicure: as unhas das taurinas precisam estar sempre feitas, com esmaltes claros e, de preferência, forma arredondada.

  • Francisco Cepeda/AgNews

    Gêmeos

    Geminianas, como Ivete Sangalo, curtem novidades. Não são fiéis a marcas, têm uma variedade imensa de produtos e compram os mais baratos -- até porque a quantidade importa para elas! Prezam pela praticidade e preferem itens multifuncionais, como BB creams. Combinam com cabelos leves, com cortes modernos, em camadas, desfiados, irregulares. Gostam de ousar com mechas coloridas e californianas. Para elas, a beleza é uma diversão, precisa ser leve! Na maquiagem, experimentam e misturam cores e produtos de acordo com o humor. Mudam a cor do esmalte toda vez que vão à manicure e pedem unhas decoradas.

  • Cesar Alves/Divulgação/TV Globo

    Câncer

    Fazem tudo nos conformes e preferem ser clássicas --tudo para não chamar a atenção por algo indevido. Cancerianas ficam arrumadas até em casa, fazem o tipo impecável. Têm ligação afetiva com a memória e a infância e frequentemente usam as mesmas marcas das mães. Adoram cremes de tratamento! Cuidam dos cabelos, que geralmente são compridos, como os de Grazi Massafera, mas mexem muito pouco no corte e no tom deles. Na maquiagem, preferem tons naturais, e devem apostar em produções que provoquem o efeito "nasci linda" para se sentirem confiantes. Gostam de unhas arredondadas, em vermelho ou rosa.

  • Getty Images

    Leão

    Resumindo em uma palavra: diva. As leoninas se portam e querem ser vistas como musas, à la Madonna. Se for preciso, acordam duas horas mais cedo para se montar. Guardam dinheiro para comprar os melhores produtos, a que são fiéis. Destacam-se com fios volumosos e médios, sempre da mesma cor. São aquelas que saem de casa perfeitas, levam um nécessaire gigante a tiracolo e usam vários itens ao mesmo tempo. Nunca ficam com o mesmo make o dia todo. Sabem intuitivamente fazer o contorno e um olhão --uma aposta certeira para elas, aliás. Combinam com unhas stiletto em preto, marrom, vermelho ou roxo.

  • Leo Franco/AgNews

    Virgem

    Perfeccionistas e muito críticas consigo mesmas, virginianas não seguem tendências e se mantêm fiéis às escolhas: têm poucos produtos e os usam até a última gota. Optam por cabelos práticos, fáceis de estilizar, como os de Carolina Dieckmann, o que é ótimo para diminuir seu tom autocrítico diante do espelho. Não são necessariamente "montadas", mas sabem realçar pontos fortes e disfarçar imperfeições --se for preciso, fazem aulas ou veem tutoriais para aprender. Combinam superbem cores no make. Nas unhas, usam sempre o mesmo esmalte e correm para o salão se ele começa a descascar.

  • Getty Images

    Libra

    As patricinhas do zodíaco. As librianas são naturalmente charmosas e vão estar sempre lindas, em busca de elegância na beleza e na moda. Variam os cortes de cabelo sem drama e apostam em franjas para mudar o visual, só não mexem muito na cor. Gostam daquela maquiagem que confere um aspecto saudável, com blush e bronzeador, e destacam os cílios o dia todo, como fez a atriz Marion Cottilard. Nas unhas, usam tons mais fechados e clássicos, como vermelho, marinho, cinza, e formas arredondadas.

  • Getty Images

    Escorpião

    Têm um lado arrojado e gostam de algo "bad girl", ainda que seja só em um detalhe. Escorpianas não têm medo de trocar a cor dos cabelos e adoram finalizadores, como ativadores de cachos, óleos e pomadas. No make, são atrevidas e destacam olhos e boca ao mesmo tempo, como fez Luciana Gimenez. A beleza é uma arma para elas: decidem que são poderosas, bancam o estilo e farão de tudo para causar o efeito que querem. Unhas pontiagudas caem melhor nelas que nas outras, e, em geral, o esmalte é escuro.

  • Getty Images

    Sagitário

    Querem estar prontas logo e de forma prática. Sagitarianas podem ter cabelão desgrenhado e fazer disso um charme ou apostar em um curto moderno, simples e chique, como o de Scarlett Johansson. Algumas se divertem com a ousadia dos cabelos coloridos ou mechados. Outras não alteram a cor nem por decreto! Garimpam produtos em viagens e podem ter dreadlocks e inspirações étnicas no look. Gostam de produtos de longa duração, à prova d'água --a sacada aqui é não precisar retocar! No seu nécessaire, corretivo, máscara, batom e rímel. Preferem unhas quadradas, de cores variadas.

  • Getty Images

    Capricórnio

    Têm o mesmo cabelo pela vida inteira, com cores e cortes tradicionais, como Kate Middleton. Toda semana, fazem escova no salão -- de preferência, um famoso -- e têm horário reservado na manicure. Capricornianas podem ser muito naturais e sair de cara lavada ou usar algo bem leve durante o dia e tons terrosos à noite. São fiéis a marcas e só experimentam uma nova após pesquisar muito. Quando pintam as unhas, cujo formato é o mesmo por toda a vida, gostam de cores como nude, café, vinho e vermelho. Uma dica para capricornianas? Estudem muito o seu estilo porque ele vai ser sua bíblia por anos a fio.

  • Daniel Pinheiro/AgNews

    Aquário

    Aquarianas, como Sabrina Sato, mudam sempre e chocam por sua excentricidade natural. Ávidas por novidades e atraídas pelo diferente, rejeitam o que todo mundo segue. Preferem cortes de cabelo extravagantes e podem ter até fios coloridos. São ousadas, as primeiras a usar algo. Na maquiagem, têm prazer em misturar e arriscar: gostam de metalizados, cores e brilho de dia --e cara lavada à noite. Tudo o que for "causar" as deixa felizes. Optam por marcas inovadoras e cosméticos naturais, orgânicos e veganos. Nas unhas, são criativas: a cor e o formato dependem do humor delas.

  • Raphael Castello/AgNews

    Peixes

    Entusiastas da beleza natural, piscianas, como Ana Hickmann, querem ser saudáveis acima de tudo. Adeptas de tratamentos e massagens, adoram um bom spa. Geralmente deixam os cabelos soltos, com cortes arredondados e cor natural. Para elas, a maquiagem serve para realçar o que têm de bom naturalmente. Se não estão de cara lavada, usam no máximo rímel, blush suave e batom cor de boca -- por isso, devem investir em bons itens básicos. Adoram produtos para o banho, xampus e cremes megacheirosos e orgânicos. Gostam de ir ao podólogo e quando fazem as unhas não são do tipo que tira cutículas. As cores, porém, podem ser fantasiosas.