Topo

Retorno de Saturno: não tema, aproveite a crise para escolher seu futuro

"Quem faz as pazes com Saturno é capaz de construir coisas duradouras" - Reprodução
'Quem faz as pazes com Saturno é capaz de construir coisas duradouras' Imagem: Reprodução

De Universa, em São Paulo

14/02/2023 04h00

Retorno de Saturno é um dos temas mais conhecidos —e muitas vezes temidos— quando o papo é astrologia. É comum ouvir alguém assustado porque descobriu que está vivendo seu retorno de Saturno.

O fato é que todos nós passamos por isso mais ou menos na mesma época da vida e, inclusive, é um dos momentos mais mágicos e importantes.

Para continuar vendo a previsão do seu signo, é fácil e rápido

Todos os planetas têm seu retorno, já que isso acontece no momento em que os astros voltam para o lugar onde estavam quando nascemos.

  • O Sol volta todo ano no nosso aniversário --é o que conhecemos como revolução solar.
  • Júpiter volta a cada 11 ou 12 anos.
  • Urano, por sua vez, só a cada 84 anos.
  • No caso de Saturno, isso acontece a cada 29 anos, aproximadamente.

Isso significa que vivemos nosso primeiro retorno de Saturno entre 28 e 30 anos, o segundo por volta dos 58 e o terceiro por volta dos 87.

  • São marcos geracionais, ligados às nossas decisões importantes e ao nosso amadurecimento.
  • Quando dividimos esses ciclos por quatro, percebemos que recebemos a visita de Saturno em média a cada sete anos em nossas vidas.
  • São os chamados setênios: momentos ao mesmo tempo críticos e favoráveis.

Linha do tempo

Aos sete anos, a criança começa a ter mais responsabilidade na escola.

Já aos 14, inicia a adolescência, que vem carregada de uma série de cobranças e novidades que vão levar a decisões importantes, como escolha de faculdade, por exemplo. Os hormônios também acompanham esses momentos de mudanças.

O primeiro retorno de Saturno, por volta dos 28 anos, marca o fim do nosso amadurecimento.

É um momento crítico para muita gente, porque a tendência é que tenhamos as famosas cobranças da vida adulta. Muita gente se casa ou separa, decide ter filhos ou buscar um emprego mais sólido. É a hora que muitos querem sair da casa dos pais e assumir mais responsabilidades, mesmo que não seja o desejado.

Em geral, até o retorno de Saturno, vamos sendo construídos pela vida que tivemos. O retorno do planeta é um convite para assumirmos as rédeas da vida e tocar o barco de acordo com o que queremos ser e fazer.

Transições e ajustes

Saturno é o senhor do tempo e, para muita gente, seu retorno simboliza o primeiro momento no qual sentimos que vamos envelhecer e precisamos construir coisas mais duradouras e seguras.

Podemos sentir, também, que é preciso ganhar e guardar dinheiro, pensar no sucesso profissional ou na estabilidade afetiva.

Esse momento marca a transição da primeira para a segunda etapa da vida, que é a nossa etapa mais produtiva e realizadora e dura até o segundo retorno de Saturno, próximo aos 60 anos.

No meio do caminho, por volta dos 42, uma oposição de Saturno costuma pedir ajustes nesse sentido.

Por isso, é comum que, entre 40 e 44 anos, muita gente repense as escolhas e faça mudanças importantes.

Quem está no caminho certo costuma se sentir muito realizado, enquanto muita gente se frustra nessa fase e muda os rumos.

No segundo retorno de Saturno, espera-se que já estejamos maduros e seguros o suficiente para vivermos com mais autonomia e centramento.

Presente dos céus

Com isso, percebemos que Saturno marca momentos que, apesar de críticos, são produtivos e positivos. Afinal, eles nos obrigam a entrar em compasso com o tempo, com a responsabilidade e fazer escolhas certas.

Saber aproveitar essas fases não tem preço.

Quem faz as pazes com Saturno é capaz de construir coisas duradouras, que vão nos acompanhar para sempre.

O que construímos bem com Saturno, é nosso pra sempre!