Mães e filhos

Qual a sua dúvida sobre amamentação?

Por Luiza Souto

Água quente resolve quando o leite empedra?

Não! A água quente faz com que se produza ainda mais leite. O ideal é o contrário: usar compressa de água fria. E dar uma massageada na mama, com movimento circular, por 15 minutos em cada lado, antes e depois da mamada.
Getty Images

Pode passar hidratante no bico do peito?

Nunca! O creme vai afinar o bico do peito e torná-lo mais sensível. O ideal é hidratar com o próprio leite ou colostro, leite que sai nos primeiros dias pós-parto.
Getty Images/iStockphoto

Como evitar machucados no bico?

Lesão, escoriação e fissura no bico dependem da pega correta do bebê no peito. O ideal é que ele abocanhe a maior parte da auréola. Se estiver sugando corretamente, apesar da sensibilidade, dá para evitar a lesão.
Getty Images/iStockphoto

Mas como ensinar meu bebê a mamar corretamente?

Existem grupos de médicos em algumas maternidades que orientam os pais a passarem pelo puerpério sem grandes traumas. Como o GAAM (Grupo Atendimento ao Aleitamento Materno). Seu médico pode indicar um deles.
Getty Images/iStockphoto

Amamentar acaba com a libido?

Não necessariamente. Após o parto, o foco da mulher muda: ele está voltado para o puerpério, principalmente nos três primeiros meses. Há uma oscilação de hormônio, dor, desconforto, frustrações e expectativas. Então, é normal a libido baixar nesse período. Nada a ver com aleitamento.
Getty Images/iStockphoto

Amamentar suspende a menstruação?

Depende de cada corpo. Os hormônios responsáveis pela amamentação, que são a ocitocina e prolactina, podem impedir que a menstruação desça normalmente. Outras mulheres menstruam normalmente.
Getty Images/iStockphoto

Corro o risco de ficar grávida neste período?

Claro que sim! Por isso é até aconselhável, após os 40 dias do parto, tomar anticoncepcional especial para quem está em aleitamento. Depois disso, a mulher pode colocar o DIU.
Getty Images/iStockphoto

Até quanto tempo devo amamentar?

A OMS (Organização Mundial da Saúde) aconselha até os 2 anos do bebê. O ideal é que o aleitamento seja exclusivo até os seis meses, principalmente por causa dos anticorpos. A partir daí, a mãe deve equilibrar peito e introdução alimentar.
Getty Images/iStockphoto

É verdade que o leite jorra durante o sexo?

Não, mas pode vazar um pouco, sim. E tudo bem: é que qualquer estímulo na região ocasiona um gotejamento.
Getty Images/iStockphoto

Cerveja preta ajuda na produção do leite?

Nem cerveja preta, nem canjica, nem espirrá-lo no muro. Existem alguns remédios para isso. O que pode contribuir também é a ingestão de líquidos, repouso e nada de estresse. Tem ainda chás específicos -- peça indicação ao seu médico.
Getty Images/iStockphoto
Publicado em 15 de Maio de 2019.
Reportagem: Luiza Souto. Edição: Luciana Bugni. Fonte: Thatiana Donega, supervisora da enfermagem do Hospital e Maternidade Brasil, da Rede D'Or